Tratamento do tumor Schwannoma

Escrito por katie duzan | Traduzido por wanderson david
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento do tumor Schwannoma
Equipamentos de cirurgia (surgery room equipment image by .shock from Fotolia.com)

Os tumores schwannoma são tumores de crescimento lento que crescem a partir da bainha do nervo. Diferente de outros tumores neurais que surgem da bainha do nervo, as schwannomas formam-se de células "schwann" das fibras dos nervos do indivíduo. Enquanto a maioria das schwannomas ocorrem aleatoriamente, condições específicas como a Doença de von Recklinghausen, às vezes chamada de neurofibromatose (NF), podem fazer com que as schwannomas cresçam em todo o corpo. Exames físicas combinados com outros exames podem ajudar os médicos a determinar se a NF está presente. O tratamento para tumores schwannoma varia dependendo do tamanho e local, os sintomas que estão sendo causados e a saúde do paciente.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Schwannomas são predominantemente tumores benignos. Em casos raros, o tumor pode se tornar maligno. Os tumores podem crescer em qualquer lugar do sistema nervoso. Os lugares mais comuns para o tumor schwannoma aparecer são no cérebro, por todo o tronco, e nos flexionamentos dos nervos secundários. Os tratamentos dependem do local, e se o tumor é benigno ou maligno.

Cirurgia

Intervenção cirúrgica é o tratamento mais comum para schwannomas. Por serem tumores de nervos, um neurocirurgião é quem executa estas cirurgias. É importante ter um neurocirurgião habilidoso para que você tenha o melhor resultado possível. Quando se lida com schwannomas, as fibras dos nervos estão envolvidas, o que pode resultar em problemas perpétuos se forem danificadas ou cortadas. Neurocirurgiões também têm sub-especialidades ou outras áreas que eles regularmente tratam. Encontrar um médico que atua na área onde o tumor está localizado vai reduzir o risco de danos ao sistema nervoso. Neuro-oncologistas lidam com tumores neurais malignos, por isso pacientes com schwannomas se beneficiam bastante ao ter tratamento com estes especialistas. Após a cirurgia, os pacientes frequentemente têm disfunções nervosas como entorpecimento (falta de sensibilidade), formigamento, e sensações de agulhadas. Às vezes a cirurgia causa traumas nervosos, que levam a uma dor nervosa temporária e sensibilidade. Se ocorrer o sacrifício de uma única fibra, o entorpecimento pode ser permanente.

Cirurgia com faca gamma

Se uma schwannoma está particularmente grande, o neurocirurgião pode escolher usar uma faca "gamma" ou radiação solar refletida (RSF) para encolher o tumor. Este pode ser um tratamento inicial ou pode encolher o tumor antes da cirurgia. Os tumores menores são mais fáceis de se remover e tem um risco menor de danos nervosos significativos.

Supervisão minuciosa

Uma supervisão minuciosa por um doutor é às vezes a melhor escolha. Se o tumor não está causando nenhum problema, não tem nenhum sinal de malignidade, e o paciente e o doutor estão confortáveis com a escolha de deixá-lo por um momento, o tumor será monitorado cuidadosamente e periodicamente para certificar-se de que não será um perigo ao paciente. Frequentemente, o paciente faz checapes regulares, incluindo exames de ressonância magnética para medir o crescimento e as características do tumor. O doutor dá uma olhada nestes exames e, caso haja algum novo sintoma, ele determina se uma intervenção cirúrgica será necessária.

Considerações

As pessoas com schwannomas benigno que não estão bem de saúde podem não ser candidatas a cirurgia. Nestes casos, a radiação pode encolher o tumor e reduzir os sintomas associados a ele. Os médicos supervisionam de perto o tumor para se certificarem de que não sofra nenhuma mudança para tumor maligno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível