Tratamentos alternativos para celulite

Escrito por pat krueger | Traduzido por marina villar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos alternativos para celulite
O local mais frequente do aparecimento da celulite é na parte superior das pernas (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

A celulite é uma inflamação de cutânea causada por bactérias que pode afetar o tecido debaixo da pele e, em casos severos, se transformar em nódulos linfáticos. Cortes ou feridas permitem que a bactéria entre no organismo e cresça, causando infecção e inflamação. A celulite pode levar a sérias complicações; sem tratamento, pode até mesmo ser uma ameaça à vida. Embora essa condição seja geralmente curada com antibióticos, você pode escolher usar tratamentos alternativos em conjunto com o tratamento tradicional.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Em casos de celulite, o tecido da pele se torna vermelho, quente, irritado e doloroso, além de aumentar de tamanho conforme a infecção se espalha. Os lugares mais comuns são as partes inferiores da perna, mas essa condição pode afetar também os braços, rosto e couro cabeludo. A pele pode ter uma aparência brilhante, acompanhada lesões ou erupções.

Tratamento médico convencional

Os remédios prescritos para essa condição incluem antibióticos para a infecção bem como aliviadores para a dor, se necessário. A celulite pode se espalhar rapidamente, por isso é essencial seguir um tratamento médico convencional. Nunca trate a celulite somente com tratamentos alternativos. Informe seu médico se você estiver tomando quaisquer suplementos ou ervas junto com o tratamento convencional para prevenir a possibilidade de interações negativas.

Suplementos nutricionais

As vitaminas C e E, junto com o zinco, podem fortalecer o sistema imunológico e ajudar a promover a cura da pele. Considere tomar bromalina, uma enzima protease derivada de plantas, entre as refeições para reduzir as inflamações; ela tem mais efetivo quando usada em conjunto com cúrcuma, outro agente anti-inflamatório. Certos flavonoides encontrados em frutas cítricas, mirtilos, uvas, cebolas, chá e vinho tinto podem ajudar a reduzir seu risco de celulite.

Remédios de ervas

Acredita-se que o alho e o tomilho tenham propriedades antibactericidas que ajudam a combater a celulite. Os herboristas recomendam comer alho quando os sintomas da infecção aparecerem e aplicar o tomilho em uma compressa diretamente na área para ajudar a reduzir as cicatrizes. O hidraste e o milefólio são antibióticos naturais que podem ser aplicados para reduzir a inflamação. A equinácea pode ser tomada oralmente para fortalecer o sistema imunológico ou aplicada topicamente para o tratamento da inflamação.

Acupuntura

A acupuntura pode ser capaz de resolver a causa da celulite e aumentar seu sistema imunológico. Seu acupunturista deve ser cuidadoso ao furar a pele infectada, devido ao risco de futura contaminação. O Centro Médico da Universidade de Maryland informa que nenhum estudo científico investigou o uso da acupuntura especificamente para a celulite.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível