Tratamentos para balanite

Escrito por brad mchargue | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A balanite, também conhecida como balanopostite, é simplesmente uma inflamação da cabeça do pênis e do prepúcio. É um termo genérico que pode incluir uma variedade de doenças ou infecções dermatológicas que afetam o pênis. Embora muitas vezes doloroso e desagradável, o tratamento é simples e a recuperação total é quase sempre garantida.

Outras pessoas estão lendo

Causas

A balanite é geralmente o resultado da má higiene em homens não circuncidados. As áreas debaixo e em volta do prepúcio precisam de limpeza diária com água morna (sem sabão), e não fazê-la pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença. Quando surge uma inflamação, ela pode ser o resultado de uma série de fatores, como infecção ou o uso de um sabonete áspero.

A balanite também pode ser uma condição secundária causada pela artrite reativa, líquen escleroso e atrófico, diabetes, sífilis, sarna ou até mesmo por uma alergia de contato causada por preservativos. A forma secundária da doença pode causar erupção de pele em outras regiões, embora o tipo inespecífico conhecido como intertrigo seja comum. O intertrigo é simplesmente a presença de erupção cutânea ou vermelhidão nas dobras da pele, sendo comum entre as pessoas obesas.

Sintomas

São vários os sintomas da balanite, que podem incluir uma erupção que pode ter os aspecto liso, escamoso, irregular ou desigual; vermelhidão acompanhada de inchaço ou sensibilidade, desconforto na forma de dor ou coceira, uma descarga de exsudação da cabeça do pênis e, em casos graves, fimose ou dificuldade para puxar o prepúcio para trás.

Tratamento

O método de tratamento usado é determinado pelo agente causador da balanite. No caso de infecção, antibióticos em forma de pílula ou creme poderão ser prescritos. Caso a doença seja causada por uma condição de pele, cremes esteroides podem ser usados e, para os casos grave de balanite, o melhor curso de tratamento é a circuncisão simples.

De acordo com o DermNet, um website médico da sociedade de dermatologia da Nova Zelândia, a combinação de compressas adstringentes, medicamento antifúngico tópico, antibiótico tópico e um esteroide tópico suave é a maneira mais eficaz de tratar a balanite. Os tipos de drogas usadas incluem a cefalexina (Keflex), a codeína e a bacitracina tópica e o clotrimazol.

Os tratamentos caseiros incluem manter o prepúcio e a cabeça do pênis limpos e secos e evitar o uso de sabonetes ásperos ou outros irritantes, como os preservativos com lubrificante. Se a condição não for causada por outra doença, essa é a melhor forma de tratamento sem intervenção médica.

Como sempre, consulte um médico antes de usar qualquer medicamento. O profissional da saúde discutirá com você os sintomas e o melhor regime terapêutico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível