Tratamentos caseiros para fortificar os cabelos

Escrito por fátima telles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos caseiros para fortificar os cabelos
Recupere suas madeixas sem gastar muito (puhhha/iStock/Getty Images)

Cabelos ressecados, sem brilho, com pontas duplas e embaraçados? Não se desespere! Existem algumas receitinhas caseiras que podem ajudar. A maioria desses tratamentos utiliza frutas, mel, ovos e plantas, que, por apresentarem componentes fundamentais para a saúde dos fios, proporcionam resultados imediatos de brilho, sedosidade e emoliência. Não por acaso, nossas avós que não dispunham dos cosméticos capilares poderosos de hoje conseguiam ter cabelos bonitos e cuidados, graças a essas receitas caseiras. Abra a geladeira e comece já a tratar dos cabelos em casa!

Abacate

Esse fruto é poderoso para os cabelos, pois é rico em aminoácidos, potássio, fósforo e ácidos graxos, que hidratam profundamente os fios, deixando-os macios, com emoliência e muito brilho. Ele também apresenta importantes vitaminas, como a E, antioxidante natural para os fios. Experimente misturar quatro colheres (sopa) do seu creme de tratamento com duas colheres (sopa) de poupa de abacate. Se preferir, aplique direto nos fios, apenas a poupa amassada, deixando por 20 minutos, com touca térmica ou envolvendo os cabelos com plástico filme. Depois é só enxaguar e notar o brilho e a maciez.

Tratamentos caseiros para fortificar os cabelos
Tratamento umectante e nutritivo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Aloe vera

A aloe vera ou babosa é uma planta rica em aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais. Cada haste dela proporciona aos cabelos um verdadeiro tratamento natural de hidratação, além de fortalecer os fios, favorecendo o crescimento. Como tem ação anti-inflamatória, regeneradora e cicatrizante, também atua no couro cabeludo, equilibrando-o e ajudando a evitar a queda. Para cabelos cacheados, a aplicação de babosa deixa os cachos mais definidos. Use apenas a poupa aplicada mecha a mecha, por 20 minutos. Depois lave normalmente e já verá surgir um cabelo sedoso e com brilho intenso.

Tratamentos caseiros para fortificar os cabelos
Recupere a vitalidade dos fios (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Coco

Outro recurso natural para cuidar dos cabelos em casa é o coco. A deliciosa fruta contém proteínas, sais minerais e muitas vitaminas importantes para os fios. Dele aproveita-se a poupa e a água, que hidratam, nutrem e regeneram. Uma sugestão é lavar as madeixas com xampu e condicionador e a seguir preparar no liquidificador a mistura da poupa do fruto verde com a água de coco. Use a mistura no lugar da máscara e deixe por 40 minutos. Ao retirar e secar, nota-se um cabelo com muito mais brilho, maciez e balanço. Outra receita caseira é misturar 5 colheres (sopa) de leite de coco, com 1 colher (sopa) de azeite, e aplicar nos cabelos por 20 minutos. Nota-se os resultados de imediato.

Tratamentos caseiros para fortificar os cabelos
Muitas vitaminas para fios saudáveis! (abramova/iStock/Getty Images)

Mel

Seus cabelos estão extremamente danificados por conta de sucessivas químicas, como alisamentos ou coloração? Mel neles! Essa substância auxilia no crescimento, estimula a produção de queratina e recupera os fios. Também é muito nutritiva, hidratante, tem ação antioxidante, com vitaminas importantes como a C e E, além de sais minerais. Prepare um hidratante natural com 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de óleo de amêndoa, 1 gema de ovo e algumas gotinhas de óleos essenciais, como o de alfazema. Aplique nos cabelos úmidos, massageando-os suavemente. Após 15 minutos lave-os normalmente com xampu e perceba a transformação.

Tratamentos caseiros para fortificar os cabelos
Hidratação real (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível