Tratamentos caseiros para um gato com a pata quebrada

Os gatos têm cinco longos dedos nas patas dianteiras e quatro nas patas traseiras

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Diagnosticar um gato com a pata quebrada é difícil, já que o gato pode estar mancando por outros motivos. Uma vez que você identificou que o seu animal de fato está com problemas sérios e dor, a melhor ação é levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Se o veterinário não for uma opção, existem tratamentos que você pode utilizar para deixar seu mascote confortável enquanto ele se cura. Nunca tente utilizar remédios humanos em animais. Os gatos são difíceis de medicar e remédios humanos podem matá-los.

Bandagem imobilizadora

Se apenas um dedo da pata do gato estiver quebrado, você pode fazê-lo se sentir confortável e acelerar o processo de cura com uma simples bandagem, enquanto os outros dedos dão suporte e servem como substitutos para o dedo quebrado. Isso é similar a forma como um dedo quebrado seria tratado em uma pessoa. Comece a enrolar com gaze e então pegue uma bandagem elástica para que o gato não mastigue a gaze. Certifique-se de cobrir as juntas acima e abaixo do local quebrado.

Tala

Para um machucado mais sério, no qual o osso não está exposto, aplique uma tala. Ela deve ser firme, longa o suficiente para cobrir as juntas acima e abaixo do local quebrado. Aplique a tala corretamente para não arranhar a pele do animal, já que a tala ficará lá por semanas. A bandagem deve ser trocada com frequência para evitar infecções. Prenda a tala no lugar e tente manter o gato descansando e não andando por aí.

Fratura exposta

Se o machucado for severo demais para ter causado uma fratura que passa pela pele, ou existem outras feridas associadas com o osso quebrado, você deve levar o animal ao veterinário. Sujeira e bactérias podem ter entrado na ferida, resultando em uma infecção que pode matar o gato. Não tente tratar uma fratura exposta em casa. Coloque o animal em uma caixa com toalhas, tente imobilizar parcialmente o animal para o transporte. Se o preço for um problema para você, lembre-se de que a maioria das sociedades humanas ou operações de resgate terão um plano pronto para dar suporte financeiro e preferem pagar com um plano de pagamento do que recusar ajuda a um animal machucado.

Machucados e idade em gatos

Um osso quebrado em um gato jovem pode curar-se com sucesso em casa utilizando uma tala e mantendo o animal quieto por umas cinco semanas. Um gato mais velho, devido à idade, pode precisar ter os ossos tratados por um veterinário e vão demorar muito mais para se recuperar. Tenha isso em mente se tentar algum tratamento caseiro no seu gato.

eHow Brasil
×