Tratamentos e causas para as manchas nas axilas

Escrito por nina dubois | Traduzido por thaís silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos e causas para as manchas nas axilas
As manchas nas axilas podem aparecer em qualquer cor (T-shirt image by Antonio Oquias from Fotolia.com)

Quando o calor do verão está no auge, as blusas brancas ou de cores claras são populares, tanto por causa da moda, quanto por sua praticidade. Essas blusas repelem os raios solares, mas também são suscetíveis às manchas nas axilas. Enquanto uma blusa velha pode simplesmente ser substituída quando manchada, uma solução mais permanente se torna necessária quando o problema continua ou quando sua blusa preferida fica manchada. Felizmente, essas manchas são passíveis a prevenção e tratamento.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Ao contrário da crença popular, o suor excessivo não é a causa principal das manchas nas axilas. Em vez disso, o sebo, uma secreção oleosa dos folículos capilares da axila, mistura-se ao antitranspirante e produz as manchas. Os desodorantes, especialmente em gel e roll-ons, são extremamente ácidos e podem deixar resíduos no tecido, formando uma camada onde o sebo se gruda. Quando ele não é completamente removido das roupas na lavagem, ele se mistura ao antitranspirante e causa a mudança nas cores das roupas, formando uma mancha durante o processo de secagem.

Prevenindo as manchas

As medidas preventivas podem ajudar a bloquear a formação de manchas nas axilas. Aplicar apenas uma fina camada de antitranspirante e permitir que ela seque antes de colocar a roupa é uma maneira de minimizar as manchas. Substituir o antitranspirante pelo desodorante como o de óleo de rícino hidrogenado e álcool estearílico pode enganar o sebo, eles são mais fáceis de remover durante a lavagem do que a glicina de alumínio zircônio Tetrachlorohydrex, o qual é encontrado em praticamente todos os antitranspirantes. Aqueles que precisam uma proteção extra contra a umidade que esses produtos oferecem, além da capacidade de bloqueio do odor do desodorante, podem considerar antitranspirantes formulados especialmente com a "tecnologia contra manchas". Se as manchas continuarem a ser um problema, sabonetes antibacterianos usados diariamente nas axilas podem ajudar a livrar os braços do excesso de bactérias e de sebo. Em casos extremos, um dermatologista pode prescrever um tratamento antibiótico tópico ou um antitranspirante.

Tirando as manchas

Para as roupas que já estão manchadas, nem toda a esperança está perdida. Um tratamento simples para manchas é enxaguar a blusa com água fria depois do uso. Use água fria, porque aplicar água morna ou quente ou até um removedor de manchas pode piorá-las, fazendo com que elas penetrem no tecido. Enxágues com água oxigenada oferecem uma técnica que pode ser bem-sucedida, quebrando o resíduo da transpiração para prevenir outras manchas. Por conta de suas propriedades branqueadoras, use a água oxigenada com cuidado. Para uma alternativa menos extrema, trate as manchas antigas com vinagre branco misturado com água, e você pode usar amônia em manchas novas. Para outras opções, tente deixar um creme de tártaro com aspirina na área manchada de 20 a 30 minutos e use fermento em pó com água para tirar o odor do local. Depois de escolher um tratamento ou enxágue inicial, lave a roupa manchada com um sabão que contenha enzimas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível