Tratamentos da corcunda

Escrito por brad mchargue | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos da corcunda
A corcunda, também conhecida como coxim adiposo dorsocervical ou giba é uma forma de lipodistrofia (Adam Gault/Digital Vision/Getty Images)

A corcunda, também conhecida como coxim adiposo dorsocervical ou giba, é uma forma de lipodistrofia, uma alteração no modo em que a gordura é produzida, distribuída e armazenada. Ela se caracteriza pelo acúmulo de gordura (hiperadiposidade) localizado no dorso do pescoço e atrás dos ombros, embora, em alguns casos, possa ser composta por osso. O tratamento é específico para a causa e visa à causa de base e não a própria corcunda.

Outras pessoas estão lendo

Causas

A corcunda em si só não é uma condição, mas um sintoma de uma afecção de base. Existem muitas causas possíveis para essa condição, sendo as mais comuns as medicações para AIDS, como amprenavir, crixivane agenerase; o uso excessivo de esteroides, como prednisona, cortisona e hidrocortisona; síndrome de Cushing, que é causada pela excessiva produção corporal de cortisol; obesidade grave e carcinoma adrenocortical tumor da glândula adrenal).

Se a causa da corcunda se dever a osteoporose ou curvatura da espinha, ela será composta de osso e não de gordura. Deve-se notar, porém, que esta é apenas uma lista parcial, visto que há uma variedade de outros fatores, como idade e sexo, assim como outros, sendo menos provável que doenças ou medicações causem a corcunda. Se você tiver uma, consulte o seu médico imediatamente para obter o diagnóstico apropriado.

Sintomas associados

Se a causa da corcunda for a medicação para AIDS, uma série de outros sintomas relacionados à gordura pode aparecer em conjunto. Estes incluem: acúmulo de gordura na barriga; perda de gordura nos braços, pernas, nádegas e rosto, que ocorre com mais frequência em homens que em mulheres; aumento de volume da mama em homens e mulheres; bem como crescimentos de gordura conhecidos como lipomas em outras partes do corpo. No caso de medicações para AIDS e obesidade grave, hipertensão, colesterol e açúcar sanguíneo também podem estar presentes.

Os pacientes com síndrome de Cushing podem apresentar hipertensão, urgência de micção e severo ganho de peso, enquanto crianças pequenas também podem experimentar um retardo da puberdade.

Os pacientes com carcinoma adrenocortical podem apresentar a sensação de fraqueza geral, cãibras musculares e, no caso de mulheres, aumento de tamanho clitoridiano.

Tratamento

Se medicações para AIDS estiverem causando a corcunda, discuta com o seu médico a possibilidade de modificar a dosagem de suas medicações atuais ou sua troca. Substituir os inibidores da protease, como estavudina, por inibidores da transcriptase reversa não-nucleosídicos, pode se provar útil, mas essa decisão deve ser tomada pelo seu médico. Algumas vezes, conviver com a corcunda é mais benéfico do que descontinuar fármacos eficazes.

Se a corcunda parecer o resultado de obesidade mórbida, construir uma dieta saudável e um plano de exercícios com o seu médico é a primeira linha de tratamento. Com a perda de peso, deve-se observar diminuição do acúmulo, assim como do tamanho da corcunda.

A cirurgia para remover a gordura pode ser vista como uma opção em potencial, embora este método não seja aprovado pela Food and Drug Administration norte-americana, especialmente para indivíduos com HIV ou AIDS, e não é recomendada.

Finalmente, o tratamento da corcunda depende do tratamento da afecção de base que possa ser a sua causa. Fale com o seu médico para determinar o melhor curso de tratamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível