Tratamentos para a dermatite facial

Escrito por kelli cooper | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A dermatite é uma inflamação da pele que mostra-se de várias formas. Pode resultar de uma alergia, um agente irritante ou estresse e aparecer em qualquer área do corpo, incluindo a face. O tratamento inclui medicamentos, estratégias de autocuidados e terapias naturais e dependerá do tipo da doença. Na maioria dos casos ela some após algumas semanas e não é contagiosa. Discuta sobre suplementos naturais com seu médico antes de usá-los.

Outras pessoas estão lendo

Terapia convencional

O uso de remédios é a principal forma de tratamento convencional. Os remédios que você usará dependerá da forma de dermatite afetando seu rosto.

Se você tiver dermatite de contato, que é causada por uma substância irritante ou alérgeno que entra em contato com sua pele, um creme de hidrocortisona pode tratar a vermelhidão e a coceira. Seu médico determinará se um creme de venda livre é apropriado ou se precisará de uma receita.

A dermatite atópica, melhor conhecida como eczema, é geralmente causada por alergias e pode ir e vir durante toda sua vida. Cremes esteroides tópicos podem ajudar a aliviar a inflamação e a coceira. Caso a coceira seja severa, um anti-histamínico pode ajudar. Usar terapia de luz também pode tratar essa condição e prevenir as ocorrências. Seu médico pode instruir o uso dessa forma de tratamento. Imunomoduladores podem ser receitados para o controle da reação alérgica.

A dermatite perioral causa uma erupção vermelha áspera ao redor da boca e/ou nariz. O tratamento usando o antibiótico tetraciclina é o procedimento padrão. Será necessário utilizá-lo por vários meses, para evitar a reincidência da condição. No início do tratamento, seu médico poderá receitar um creme esteroide suave para tratar os sintomas.

Sugestões de autocuidado

Algumas medidas de autocuidado podem acelerar o processo de cura de sua dermatite facial.

Aplique loção de calamina para aliviar a coceira. Uma compressa fria pode ser utilizada com o mesmo objetivo. Utilize camisas suaves de algodão que não irritarão seu rosto ao serem vestidas. Lave toalhas, roupas e a roupa de cama com um sabão em pó suave e sem cheiro.

Tratamentos alternativos

O "University of Maryland Medical Center" sugere vários tratamentos tópicos para aliviar a dermatite facial, incluindo o uso de camomila, calêndula, alcaçuz, hamamélis, hipérico, salsaparrilha e marshmallow. Utilize cremes, loções e pomadas conforme indicado na embalagem.

Alguns suplementos são remédios homeopáticos populares que cuidam da coceira e ardência associadas à dermatite: o Antimonium crudum, o Apis mellifica, o Rhus toxicodendron, o enxofre e o Urtica urens. Use o suplemento escolhido conforme indicado na embalagem.

Sugestões de dieta

Se você sofrer de dermatite atópica, reduza o consumo de gorduras saturadas como as encontradas em carne e outros produtos animais. Considere submeter-se a teste de alergias ou sensibilidade alimentares. Os alérgenos mais comuns incluem laticínios, soja, frutas cítricas, amendoim, trigo, peixe, ovos, milho e tomates.

Aumente o consumo de legumes frescos, grãos integrais e gorduras saudáveis encontradas em peixes de água gelada, nozes e sementes - esses alimentos diminuem a inflamação associada à dermatite facial.

Suplementos nutricionais

Suplementos nutricionais podem aliviar os sintomas da dermatite facial. Não é necessário tomar todos os suplementos listados pois alguns oferecem benefícios similares.

O óleo de borragem contém GLA, um ácido gorduroso conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias que cuidam da inflamação e aliviam a coceira; tome 900 mg por dia. A vitamina C age como uma anti-histamina natural, o que alivia a coceira; tome 1000 mg duas a quatro vezes por dia. A bromelina reduz a inflamação; tome 250 mg duas vezes ao dia. Os flavonoides, um tipo de antioxidante encontrado em certas plantas, contém forte propriedades anti-inflamatórias, incluindo catequinas (150 mg, três vezes ao dia), quercetina (250 mg, três vezes ao dia) e rutina (250 mg, três vezes ao dia).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível