Tratamentos para dermatite seborreica

Escrito por lisa sefcik | Traduzido por lucas de barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos para dermatite seborreica
A dermatite seborreica afeta principalmente o couro cabeludo (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

A dermatite seborreica é uma condição permanente da pele, propensa a períodos de remissão e reaparecimento. Embora não haja cura, com tratamento e autocuidado adequados, ela pode ser controlada e, talvez, resolvida.

Outras pessoas estão lendo

O que causa a dermatite seborreica?

A dermatite seborreica apresenta-se como manchas escamosas, lesões ou placas no couro cabeludo e áreas da pele com maior número de glândulas sebáceas (face e tronco). Quando no couro cabeludo, ela pode causar caspa persistente. De acordo com um artigo publicado no American Journal of Family Physicians, não está claro o motivo pelo qual as pessoas desenvolvem a dermatite seborreica. Contudo, existem certas populações que parecem ser mais afetadas do que outras, incluindo aquelas com síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) e doenças neurológicas, tais como o mal de Parkinson. Outra possibilidade é que ela esteja relacionada ao crescimento excessivo de uma levedura chamada de Pityrosporum ovale que está naturalmente presente no corpo, pois a condição responde bem aos tratamentos antifúngicos. Os homens são mais propensos a ter dermatite seborreica do que as mulheres.

Tratamentos para o couro cabeludo

A dermatite seborreica que afeta o couro cabeludo pode ser resolvida usando shampoos que dispensam prescrição médica, contendo os ingredientes ativos cetoconazol, ciclopirox, alcatrão, piritionato de zinco, sulfeto de selênio e ácido salicílico, que são encontrados em muitos shampoos anticaspa. Eles são frequentemente recomendados pela primeira vez para dermatite seborreica do couro cabeludo e, se a condição não melhorar, um shampoo medicamentoso mais forte ou um creme esteroide tópico pode ser prescrito por um médico.

Face e corpo

Inflamação e descamação da pele causadas pela dermatite seborreica podem também ser reduzidas através da utilização de cremes antifúngicos sem a necessidade de receita. A Mayo Clinic sugere também que se evite o uso de sabonetes detergentes agressivos no corpo e que se enxágue bem depois do banho. Uma prescrição de corticosteroide tópico ou de um antifúngico pode ser recomendada e, por vezes, uma combinação de ambas é usada.

Medicações orais

A prescrição de medicamentos por via oral, como a terbinafina e os chamados imunomoduladores (tacrolimus e pimecrolimus) também pode reduzir a inflamação causada pela dermatite seborreica. Entretanto, o uso de imunomoduladores é uma medida temporária,. Nos EUA, a Food and Drug Administration (FDA) determinou que o seu uso a longo prazo pode afetar o sistema imunológico (Tacrolimus, por exemplo, é geralmente considerado como uma droga antirrejeição, quando um paciente recebe um novo rim ou fígado, sendo usado para retardar a resposta imune do corpo).

Tratamentos alternativos

De acordo com a Mayo Clinic, um estudo descobriu que o óleo da melaleuca é eficaz no tratamento da dermatite seborreica do couro cabeludo. No entanto, o estudo revelou que os sintomas dos participantes não sumiram totalmente. Por isso, o tratamento tradicional pode ser mais eficaz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível