Tratamentos para distensão do músculo bíceps

Escrito por shannon peddicord | Traduzido por sophia coe
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos para distensão do músculo  bíceps
Homem flexionando o biceps (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A distensão do músculo bíceps pode ocorrer por excesso de uso a longo prazo ou a partir de um único incidente de suporte de carga. Na maioria das vezes -- a menos que um tendão esteja comprometido -- o tratamento de distensão do bíceps pode ser realizado em casa e não necessita de cirurgia. Durante o tratamento você pode não querer parar de se exercitar após a lesão, mas é importante descansar os bíceps, para que eles se curem rapidamente e sem complicações adicionais.

Outras pessoas estão lendo

Tratamento à base de repouso com compressa de gelo, compressão e elevação

Os médicos recomendam o método R.I.C.E. (repouso, gelo, compressão e elevação) para a maioria dos tipos de músculos distendidos ou rompidos. Após a lesão, use uma tipoia para descansar o braço e aplique compressas de gelo de 15 a 20 minutos, com 30 minutos entre os tratamentos. É importante elevar o braço para impedir que fluido e sangue se acumulem. Pode-se envolver o braço para diminuir o processo inflamatório. A técnica R.I.C.E. deve ser usada para as primeiras 24 a 48 horas após a ocorrência da lesão. Se a técnica não estiver fornecendo alívio da dor e do inchaço, contacte um profissional de saúde para um plano de tratamento específico.

Tratamentos para distensão do músculo  bíceps
Mulher com o braço na tipoia (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Anti-inflamatorios

Pode-se começar a usar NSAIDs (anti-inflamatórios não esteroides) imediatamente após a lesão para diminuir a dor no bíceps. Além de oferecer alívio do desconforto, NSAIDs como o ibuprofeno, naproxeno e aspirina irão diminuir o inchaço do bíceps e melhorar a mobilidade do braço. Siga as recomendações de dosagem do seu médico e evite a combinação desses medicamentos.

Arnica tópica também pode proporcionar alívio da inflamação de distensão muscular aguda. O extrato da planta perene vem em tintura, creme e em forma de pomada e pode ser aplicado com segurança no ventre muscular para ajudar a aliviar a dor, os hematomas e o latejamento. Ela estimula o fluxo sanguíneo para a área lesada, o que incentiva a cura e evita o acúmulo de fluido indesejado.

Tratamentos para distensão do músculo  bíceps
Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Calor úmido

Após as primeiras 24 horas, o calor úmido pode aliviar a dor do bíceps distendido. Entre os tratamentos com gelo, tome um banho quente, mergulhe em uma banheira de água quente ou aplique um calor úmido para melhorar a amplitude de movimento e aliviar o desconforto. Permita que o seu corpo volte à temperatura normal de calor entre as aplicações. Não use o calor por mais do que 15 a 20 minutos de cada vez.

Enquanto o calor pode ser um remédio útil para bíceps tensos, evite usá-lo se você ainda estiver enfrentando inchaço grave um a dois dias após a lesão. O calor não deve ser utilizado até que a inflamação comece a diminuir.

Tratamentos para distensão do músculo  bíceps
Mulher relaxando os músculos em um banho quente (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Fisioterapia

Para o bíceps com distensão grave, você pode necessitar de uma fisioterapia supervisionada ou exercícios de reabilitação. Após a primeira semana, o terapeuta vai começar a fazer exercícios com grande amplitude de movimento para o cotovelo e o ombro. É importante continuar a mover suavemente o braço depois da lesão, assim não terá atrofia muscular e perda de mobilidade.

Como a amplitude de movimento melhora, o fisioterapeuta vai encorajá-lo a fortalecer o bíceps comprometido. A resistência e a duração do programa de exercício vai variar de acordo com a sua tolerância à dor. Lembre-se, porém, que mais peso não é necessariamente o melhor. É importante reconstruir o músculo lentamente e permitir que o braço tenha o seu próprio tempo de cicatrização.

O terapeuta pode também dar a você uma lista de exercícios que podem ser feitos em casa continuando assim a fortalecer e aumentar o bíceps. Siga as instruções cuidadosamente para que não agrave a lesão ou impeça o processo de recuperação.

Tratamentos para distensão do músculo  bíceps
Fisioterapeuta trabalhando com o braço de um homem (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Prevenção

Muitas distensões musculares acontecem quando o corpo não está fisicamente preparado para fazer o trabalho que você está pedindo dele. Para diminuir as chances de uma lesão no bíceps, faça exercícios de resistência regularmente e, lentamente, aumente o peso e as repetições. Evite iniciar um programa de levantamento de peso pesado sem preparação.

Também é fácil distender um músculo quando você se exercita sem aquecimento adequado. Prepare-se para o treino de peso com atividade cardiovascular de cinco a dez minutos, depois faça um alongamento suave.

Finalmente, para evitar lesões no bíceps, certifique-se de que esteja usando a técnica adequada para cada exercício -- e pare quando os braços chegarem à fadiga muscular. Músculos excessivamente fatigados são mais suscetíveis a lesões.

Tratamentos para distensão do músculo  bíceps
Mulher aquecendo na esteira (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível