Tratamentos holísticos: velas Hopi

Escrito por nadia benavidez | Traduzido por l. gutemberg
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos holísticos: velas Hopi
Os Hopi usavam a terapia para aliviar o congestionamento no ouvido, nariz e seios da face (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

As velas auriculares provêm de uma antiga prática de uma tribo de índios americanos, os Hopi, que usaram a terapia durante séculos para aliviar o congestionamento no ouvido, nariz e seios da face. Eles acreditavam que o tratamento curava o paciente física e espiritualmente.

Outras pessoas estão lendo

Propósito

As velas Hopi são inseridas nos ouvidos a fim de criar calor e pressão, um "efeito-chaminé" que ajuda a drenar cera, sujeira e outros detritos no interior do aparelho auditivo. O ar que sobe pelo corpo da vela oca provoca uma vibração que massageia o canal auditivo e o tímpano, ajudando a amolecer os resíduos para que seu corpo possa eliminá-los naturalmente. Ela também estimula a secreção dos seios da face e, assim, ajuda a aliviar a pressão dos seios congestionados por resfriados, alergias e sinusite. Além disso, o calor da vela ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no ouvido, o que pode ajudar a aliviar o zumbido e o inchaço dos gânglios linfáticos. Do ponto de vista espiritual, muitos usuários consideram a técnica uma prática calmante e purificadora.

Procedimento

Somente um médico holístico licenciado está apto a realizar o tratamento com velas Hopi. Comece com uma consulta, na qual você discutirá o seu histórico e dirá ao médico como se sente e por que quer um tratamento. Ele, então, explicará quais devem ser suas expectativas.

Quando o procedimento começar, você estará deitado de lado e o médico torcerá levemente o final da vela, inserindo-a na parte superior do seu canal auditivo. Uma vez que a vela esteja inserida corretamente, o médico irá acender a extremidade oposta. Enquanto a vela queima, você ouvirá um ruído e sentirá um pouco de calor, mas não se preocupe: elas são projetadas de modo que o material queimado não caia da vela .

Uma vez que o tratamento esteja concluído, o médico irá remover a vela do canal auditivo e apagá-la. Você deve continuar confortavelmente deitado e relaxado por dez a 15 minutos antes de se levantar ou tratar o outro ouvido. Durante este intervalo, o médico poderá massagear o seu ouvido para intensificar o tratamento e verificar o canal, procurando qualquer resíduo de cera antes de deixá-lo se levantar lentamente.

Orientações e avisos

Ao escolher um médico holístico, informe-se sobre sua experiência com a técnica em questão e descubra que tipo de velas ele usa. As velas tradicionais dos Hopis são feitas de cera de abelha, extratos de mel e linho orgânico. Esta é a versão mais natural e segura. Nem todas as velas são as mesmas: as opções genéricas baratas podem queimar de forma desigual ou muito rapidamente e causar queimaduras graves.

Se você tem um tímpano perfurado, uma infecção ou dispositivos de drenagem em seus ouvidos, evite este procedimento. Não tente utilizar as velas Hopi em si próprio nem peça ajuda a uma pessoa inexperiente.

Seguir essas orientações pode ajudá-lo a desfrutar da cura, limpeza e experiência espiritual desta antiga prática.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível