Saúde

Tratamentos para metástase no fígado decorrente do câncer de cólon

Escrito por katlyn joy | Traduzido por mariana dsp
Tratamentos para metástase no fígado decorrente do câncer de cólon

Conheça alguns métodos de tratamento de metástases no fígado, decorrentes de cânceres de cólon

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Quando o câncer de cólon se espalha para o fígado considera-se que a condição atingiu o estágio IV. É comum haver metástases no fígado porque parte do sangue que sai dos intestinos vai diretamente para ele, em vez de ser direcionado primeiramente para o pulmão. Quase 50% dos casos de pacientes com câncer colorretal apresentam migração de células cancerosas do cólon para o fígado.

Outras pessoas estão lendo

Cirurgia

O primeiro tratamento para metástases no fígado decorrentes de câncer no cólon é a cirurgia, mas apenas um pequeno número de pacientes, de 11 a 30%, são elegíveis para ela. Para poder passar por esse procedimento, apenas uma pequena parte do fígado pode ter sido comprometida, não pode haver mais do que três tumores (eles devem estar próximos um do outro) e eles não podem estar próximos de grandes vasos sanguíneos ou outros órgãos. Se a cirurgia for feita, novas técnicas podem aumentar a taxa de sobrevivência de cinco anos em 25 a 40%. Se não for possível removê-lo, devido aos vasos sanguíneos, o paciente pode ser elegível à criocirurgia, procedimento em que o cirurgião congelará e destruirá o tumor. Nesse caso, a expectativa de vida de cinco anos é de, aproximadamente, 20%.

Ablação com radiofrequência

A ablação com radiofrequência é considerada uma técnica segura, com taxa de mortalidade inferior a 1%, segundo o Instituto National Cancer Institute (Instituto Americano do Câncer), e pode controlar o tumor a longo prazo. Nesse procedimento, é utilizado calor com uma sonda e eletrodos pequenos que matam o câncer e destroem os tumores no fígado. A sonda pode ser inserida na pele ou através de um corte no abdômen.

Embolização

A embolização é uma técnica nova que propositalmente cria coágulos de sangue nos vasos sanguíneos do tumor e nos vasos que o alimentam. Por vezes, medicamentos quimioterápicos também são injetados na artéria do fígado.

Quimioterapia

Atualmente, existem sete medicamentos para quimioterapia aprovados para uso em casos de câncer de cólon que se espalharam para o fígado. São eles: capecitabina, irinotecano 5-FU, bevacizumabe, cetuximabe, oxaliplatina e panitumumabe. Mais de um medicamento pode ser usado de uma vez, e, às vezes, os quimioterápicos são injetados diretamente na artéria que leva ao fígado, pois esse método parece ser mais efetivo que a quimioterapia intravenosa.

Terapia direcionada

Terapias direcionadas são novos procedimentos que matam as células cancerosas sem causar muitos danos aos tecidos não cancerosos em volta. As técnicas de terapia direcionada também são chamadas de imunoterapias, pois ajudam o paciente a combater o câncer auxiliando a resposta de seu sistema imunológico. Uma dessas imunoterapias é a terapia anti-angiogênica, que faz com que o tumor não seja "alimentado" ao administrar drogas que inibem a formação de novos vasos sanguíneos. Outra terapia direcionada é o receptor do fator de crescimento epidérmico, inibidores que encolhem os tumores bloqueando a proteína receptora que ajuda os cânceres colorretais a crescerem.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media