Tratamentos naturais para a deficiência de estrogênio

Escrito por melissa lind | Traduzido por gabriela bazzo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos naturais para a deficiência de estrogênio
Mulheres na menopausa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Na medida em que as mulheres envelhecem, elas apresentam sintomas da deficiência de estrogênio, que leva à menopausa. Ainda que haja medicamentos que podem repôr os níveis de estrogênio, eles trazem uma série de riscos. No lugar disso, muitas mulheres optam por tratamentos naturais.

Outras pessoas estão lendo

Deficiência de estrogênio

Os sintomas da deficiência de estrogênio podem começar vários anos antes da menopausa e se agravarem na medida em que o processo começa de fato - quando os ovários param de produzir óvulos. Os sintomas podem incluir ondas de calor, sudorese noturna e menstruação irregular. Outros sinais são a vagina seca, diminuição do controle da bexiga e da libido, além de mudanças de humor como ansiedade, depressão e confusão mental. A deficiência de estrogênio também pode contribuir para a osteoporose.

Tratamentos naturais para a deficiência de estrogênio
Insônia (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Remédios herbais

Suplementos de ervas que ajudam a aliviar os sintomas de deficiência de estrogênio contem plantas com estrogênio, como compostos conhecidos como fitormônios. Um desses suplementos, o black cohosh, era conhecido como "erva da índia" entre os índios americanos, porque era comumente usado para aliviar reclamações femininas. O remédio continua sendo usado para aliviar sintomas como as ondas de calor e as sudoreses noturnas. Ele também pode aumentar a lubrificação vaginal e parar o sangramento irregular.

O trevo vermelho é rico em coumestrol, uma isoflavona com propriedades similares ao estrogênio. A planta também conter pode outros compostos para equilibrar o sistema hormonal. O óleo de prímula tem sido usado para tratar os sintomas da deficiência de estrogênio que são semelhantes aos da tensão pré menstrual, tais como alterações de humor, ansiedade e retenção de líquidos, mas também pode ajudar a reduzir as ondas de calor e a secura vaginal. Ele é rico em ácidos graxos, ômega 6, o que pode ajudar a proteger a pele, o sistema cardiovascular e funcionamento do cérebro.

A dong quai - também conhecida como angelica chinesa - é usada na medicina chinesa para tratar os sintomas da menopausa. A planta também pode ser aplicada para aumentar a circulação e proteger o coração, e pode aumentar a eficácia de outras terapias à base de plantas. Produtos à base de soja contêm fitoestrogênios que se ligam a receptores de hormônios de um modo semelhante ao estrogênio. A presença de grandes quantidades de soja em dietas asiáticas é considerada por alguns como sendo a razão pela qual as asiáticas tenham as menores taxas de câncer. Alimentos de soja também podem ajudar a proteger contra doenças cardiovasculares.

Alguns sintomas de deficiência de estrogênio podem ser ocasionados por um desequilíbrio de progesterona - quando o os níveis de progesterona caem, juntamente com os níveis de estrogênio. O extrato de inhame selvagem é uma erva amplamente utilizada que pode agir para substituir o estrógeno e a progesterona.

Tratamentos naturais para a deficiência de estrogênio
Mulher com suplementos herbais (Creatas/Creatas/Getty Images)

Outros remédios naturais

A suplementação com cálcio e vitamina D são importantes para prevenir a osteoporose. Os exercícios kegel também podem ajudar a fortalecer a musculatura vaginal e combater a incontinência urinária. Eles também podem aumentar o desejo sexual, por restaurarem o tônus vaginal. Exercícios alternando respirações fundas e lentas podem acalmar o sistema nervoso e reduzir a severidade das ondas de calor. Tome muita água para garantir que os tecidos estão hidratados, o que vai ajudar a manter o viço da pele e a umidade vaginal.

Tratamentos naturais para a deficiência de estrogênio
Suplementos vitamínicos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível