Tratamentos naturais para desequilíbrios químicos

Escrito por jacquelyn jeanty | Traduzido por thiago silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos naturais para desequilíbrios químicos
Mudanças de humor podem ser tratadas sem o uso de remédios (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Desordens emocionais relacionadas à ansiedade e depressão são comumente tratadas com medicamentos que restauram o equilíbrio químico do cérebro. Essas substâncias, conhecidas como neurotransmissores, regulam o humor e determinam nosso senso de bem-estar. A causa para tais desequilíbrios é desconhecida, porém, há diversos tratamentos alternativos para aliviar os sintomas.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

A saúde emocional depende de um certo equilíbrio de neurotransmissores no cérebro. Com o tempo, os efeitos do estresse, má alimentação e até mesmo perspectivas de vida podem desequilibrar essas substâncias. Dopamina, serotonina, acetilcolina, norepinefrina e ácido gama-aminobutírico (GABA) são os neurotransmissores responsáveis por regular as emoções e o humor. Dietas com pouco potássio, magnésio, zinco ou quaisquer das vitaminas essenciais podem contribuir para o desequilíbrio no cérebro. Os anti-depressivos são destinados a deficiências de neurotransmissores específicos, porém, a causa da condição permanece sem tratamento.

Tratamentos naturais para desequilíbrios químicos
Os neurotransmissores regulam nossas emoções

Estresse

Os efeitos do estresse na mente e no corpo incluem fadiga, perda de sono e ansiedade. O desequilíbrio químico impede processos rotineiros do corpo como dormir e produzir energia. Para se proteger do estresse, o cérebro libera certos neurotransmissores, as endorfinas. Trata-se de uma substância que bloqueia a dor e o estresse. Períodos prolongados de estresse requerem que o cérebro produza mais endorfinas, o que desequilibra outros neurotransmissores. O modo como uma pessoa reage ao estresse afeta a forma pela qual esses neurotransmissores são produzidos dentro do cérebro.

Suplementos naturais

Muitas pessoas utilizam suplementos naturais como alternativa para o desequilíbrio químico. A erva-de-são-joão, raiz valeriana, kava e o aminoácido 5-HTP são apenas alguns dos suplementos naturais usados para restaurar os níveis de neurotransmissores no cérebro. Não tão diferente dos anti-depressivos, cada um deles é utilizado para afetar um grupo específico de neurotransmissores, porém, sob um efeito holístico, ou seja, mais natural no corpo. Já os medicamentos comuns, almejam a alteração de apenas um processo.

Tratamentos naturais para desequilíbrios químicos
O equilíbrio entre as substâncias é importante

Terapias cognitivas comportamentais

Ao passo que nenhuma causa específica para esses desequilíbrios foi identificada, algumas teorias atribuem a forma de pensar e padrões de comportamento de uma pessoa como fonte do problema. A psicoterapia indica uma ligação direta entre nossos comportamentos e como eles geram certas reações de nosso cérebro. Por sua vez, esses efeitos são cíclicos, já que o comportamento e as reações químicas reforçam uns aos outros. Terapias cognitivas comportamentais são uma espécie de terapia que ajuda indivíduos a redirecionar seus padrões de pensamento e comportamentos para ativar certas reações químicas no cérebro.

Exercício

Um dos muitos benefícios do exercício -- seja correr, caminhar ou fazer as tarefas de casa -- é aumentar os níveis de endorfina no cérebro. As endorfinas são os neurotransmissores que nos fazem sentir bem, já que sua presença no organismo promove uma euforia natural e sensação de bem-estar. Sentimentos de depressão são associados a baixos níveis de serotonina e norepinefrina. Exercícios físicos estimulam o sistema nervoso simpático que, por sua vez, aumenta a produção de serotonina e norepinefrina no cérebro. Essas substâncias são produzidas naturalmente como resultado da atividade do corpo.

Tratamentos naturais para desequilíbrios químicos
Exercícios são uma boa alternativa a remédios

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível