Tratamentos para picadas de formiga

Escrito por john kibilko | Traduzido por tamara prado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos para picadas de formiga
A maioria das 22.000 espécies de formigas são capazes de morder, mas poucas fazem isso e menos ainda ferroam. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não há especificamente nenhuma cura para mordidas ou picadas de formiga, mas existem tratamentos para aliviar a dor e reduzir o inchaço. As formigas são capazes de morder, apesar de apenas algumas espécies fazerem isso. Poucas formigas, especialmente nos Estados Unidos, são capazes de dar ferroadas, que é a principal causa de dor e inchaço. As formigas de fogo vermelhas são as espécies mais agressivas e, a culpada número 1 de picadas nos EUA. Formigas de fogo do sul, formigas cortadeiras, formigas árvore aveludadas e formigas de veludo, que na verdade são vespas, também ferroam.

Outras pessoas estão lendo

Picadas vs Ferroadas

As maioria das formigas não vai morder. No entanto, a maioria das ferroadas começam com uma picada, que pulveriza um composto ácido sobre a ferida. As formigas vermelhas de fogo mordem e, em seguida, introduzem na ferida um ferrão, localizado em seu abdome, para injetar o veneno. Este veneno é um alcaloide tóxico chamado solenopsin. Tratamentos para mordidas e ferroadas de formigas, independentemente das espécies, são semelhantes.

Quando tomar uma picada

As formigas vermelhas de fogo, incluindo a formiga vermelha de fogo do sul, tendem a atacar, quando os seus ninhos são perturbados. Elas vivem em formigueiros grandes - 30cm ou mais - que conduzem a túneis subterrâneos. As outras formigas vermelhas fazem montes pequenos. Pisar em um deles pode desencadear um ataque em massa, com formigas infestando seus pés e pernas. Se isso acontecer com você, ficar longe do ninho, tire as formigas de suas pernas e jogue água na reagião. Em seguida lave a área com sabão e água, para remover o veneno na pele e aplique álcool para picadas e ferroadas. Coloque gelo para reduzir o inchaço.

Água oxigenada/peróxido

Após o tratamento inicial, você provavelmente vai experienciar uma vermelhidão leve, inchaço e, depois, a presença de uma pústula. Dor e o coceira irão acompanhar. O veneno de formiga de fogo também é tóxico para as bactérias, assim a pústula formada é estéril e não precisam ser espremidas ou drenadas, segundo um site BugGuide.net, que contém informações sobre pragas. Diluía água oxigenada com água, misture e aplique-a na pele. Você pode fazer a mesma coisa usando uma solução de peróxido.

Amônia

Umedeça a área da pele com amoníaco, logo após a mordida acontecer. Como a água oxigenada e o peróxido, a aplicação de amônia não é eficaz após cerca de 15 minutos da ferroada.

Bicarbonato de sódio

Misture bicarbonato de sódio com água até chegar a consistência de creme dental. Espalhe-o sobre a ferida e deixe-a secar. Resfriar a mistura antes da aplicação pode aumentar o efeito do calmante de curto prazo.

Loção de calamine

Os ingredientes principais do Calamine - óxido de zinco e óxido de ferro - têm se mostrado eficazes para aliviar a coceira causada por mordidas, venenos e outras irritações. No entanto, não há provas que calamine tem qualquer benefício médico no tratamento de picadas, de acordo com o U. S. Food and Drug Administration como relatado em um artigo em 1992 no Seattle Times.

Vinagre

As formigas de Fogo usam um coquetel de base-alcalina, que é tóxico. O vinagre, sendo um ácido acético, ajuda a neutralizar o veneno da picada e reduz a dor e o inchaço. Suco de limão também funciona.

Corticóide

Os corticóides são hormônios que são produzidos pelas glândulas adrenais do corpo. Os corticóides tópicos são tratamentos comuns para queimaduras, picadas, ferroadas e coceiras. Hidrocortisona, dipropionato valerato e propionato de clobetasol são corticosteróides comuns encontrados em farmácias. Aplique o produto na pele conforme as instruções do fabricante.

Outros recursos

Frutos e vegetais, argila, loção de aloe vera e saquinhos de chá têm sido relatados como calmantes que aliviam a dor das picadas de formiga. Amaciante de carne, misturado com a água é aplicado na ferroada após formar uma pasta, e é um remédio caseiro. O Bug Guide.net contesta os benefícios medicinais deste tratamento, embora um alívo do ardor e prurido pode ser encontrados em muitos tratamentos tópicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível