Mais
×

Tratamentos de pulgas em porquinhos-da-índia

Atualizado em 21 março, 2017

Os porquinhos-da-índia podem ficar infestados de pulgas, embora eles sejam mais propensos a pegar ácaros ou piolhos. Quando esses pequenos animais ficam com pulgas, eles precisam ser tratados proativamente como qualquer animal de estimação maior. Você também precisa tratar tanto as áreas internas quanto as externas de sua casa para erradicar completamente o problema e impedir que as pulgas retornem.

Embora os porquinhos-da-índia sejam mais propensos a pegar ácaros e piolhos, eles também podem pegar pulgas (Michael Blann/Photodisc/Getty Images)

Identificação

O tipo de pulga que costuma atacar os porquinhos-da-índia é a pulga de gato. Seu nome científico é ctrenocephalides felis. Este pequeno inseto preto deixa fezes secas na pele. Se você pentear seu animalzinho com um pente muito pequeno que vem com xampu contra pulgas e encontrar pequenos flocos negros, mesmo que você não veja todas as pulgas de verdade, o porquinho-da-índia pode estar infestado.

Sintomas

Se seu porquinho-da-índia tem pulgas, ele provavelmente também sofrerá com esses sintomas. As pulgas rastejando e mordendo causam coceira. O ato de coçar combinado com as lesões da picada podem causar perda de pele. Em um caso muito sério, seu animalzinho pode até desenvolver anemia por conta da infestação.

Tratamento

A maneira mais eficaz para tratar um porquinho-da-índia infestado de pulgas é com um xampu que contenha piretrina. Certifique-se de que o rótulo do produto que você escolher informe que ele é seguro para uso em gatos. Se você quiser ter certeza de que a dosagem também é segura para seu animal de estimação, consulte um veterinário que tenha experiência no tratamento de porquinhos-da-índia e outros pequenos animais, como coelhos.

Considerações

Como as pulgas se reproduzem muito rapidamente, quando você chegar a observá-las em seu porquinho-da-índia, provavelmente já terá um problema maior. Provavelmente há pulgas em seus tapetes, estofados e na grama em seu quintal. Você não só terá que aspirar e limpar completamente seus móveis e pisos, mas também pode precisar contratar os serviços de um exterminador para livrar-se do problema completamente. Se você tiver outros animais de estimação em casa, eles também precisam ser tratados com um xampu semelhante que contenha piretrina para matar as pulgas.

Prevenção/solução

Algumas plantas também repelem pulgas. Mesmo que elas não ajudem a acabar com uma infestação já instalada em seu porquinho-da-índia, uma vez que você corrigir esse problema, pode usar plantas estratégicas ao ar livre para evitar que outra infestação aconteça. As plantas de lavanda, hortelã e eucalipto repelem pulgas. A lavanda e a hortelã são perenes, enquanto o eucalipto é um pouco mais difícil de crescer.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article