Mais
×

Tratamentos para recuperar os cabelos após o verão

No verão, os cabelos sofrem com as agressões externas. É tempo de muito sol, praia, vento, cloro, sal e os fios ficam bem maltratados. As consequências logo aparecem: ressecamento, dificuldade para desembaraçá-los, desbotamento, falta de brilho, quebra e pontas duplas. E quando o calorão se vai é hora de recuperar os estragos. Os cabelos precisam entrar num verdadeiro tratamento de choque. Veja o que fazer para torná-los saudáveis novamente.

Quero meu cabelo de volta! (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Corte e hidratação

Ao final da estação, é sempre bom fazer uma visita ao salão para um diagnóstico profissional. O cabeleireiro observará os problemas que o cabelo apresenta e indicará o melhor tratamento. Como primeiro passo, geralmente eles sugerem um corte para retirar as pontas quebradiças e dar força aos fios. A seguir é importante devolver água ao cabelo. Fazer uma hidratação profunda uma vez por semana é necessário para recuperar a vitalidade dos fios que se encontram secos desidratados. Em casa, use máscaras e shampoos hidratantes para ajudar na manutenção e intensificar o tratamento.

Consulte o profissional (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Reconstrução dos fios

Depois de hidratar repondo vitaminas e minerais perdidos também é preciso recuperar a fibra capilar de dentro para fora, devolvendo proteínas, colágeno e aminoácidos da queratina. Tratamentos de reconstrução dos fios incluem um shampoo para retirar os resíduos e abrir as cutículas para receber os nutrientes, máscara de tratamento para repor a massa perdida dos fios e um "leave in" seguido de piastra (chapinha). O produto e o calor selam as cutículas, "guardando" as substâncias dentro dos fios e devolvendo o brilho e a maciez.

Toque sedoso (Lisa Maree Williams/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Recuperação da cor

O sol, a água do mar e o cloro também oxidam muito a coloração e causam desbotamento ou mudança na cor para tons indesejáveis, como amarelo, esverdeado ou alaranjado. As loiras e ruivas, principalmente, chegam ao salão com a cor bem prejudicada. Depois dos tratamentos de hidratação e reconstrução é a vez da intervenção na coloração. Para devolver o tom e a luminosidade, os profissionais indicam a aplicação de um tonalizante ou de um banho de brilho feito com um creme com pigmentos. Esses cosméticos também possuem ceras especiais que dão maciez aos cabelos.

Cor e brilho de novo! (Neilson Barnard/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Cosméticos poderosos

Os produtos capilares estão com tecnologias tão eficazes, que alguns conseguem recuperar os cabelos quase que instantaneamente. Para tratá-los em casa, após o verão, procure ter um bom óleo capilar com textura suave, que não deixará os fios oleosos e ajudará a nutrir e controlar os arrepiados. Outro cosmético importante nessa fase pós-verão é o "leave in", finalizador sem enxágue. Alguns contêm filtro solar, fundamental para proteger a cor. Não pode faltar também a máscara de tratamento, para ser aplicada uma vez por semana. Com esses cuidados, logo seu belo cabelo estará de volta!

Cabelos saudáveis novamente (Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article