Tratamentos para unhas encravadas com sulfato de magnésio

A unha encravada geralmente ocorre no dedão do pé

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Uma unha encravada geralmente ocorre no dedão do pé. O problema começa quando a unha cresce para baixo ao invés da direção correta, penetrando na pele. Esse problema ocorre mais comumente no leito ungueal e causa inflamação, dor e inchaço. O problema piora quando a unha é cortada e a área se infecciona. Isso pode causar mais dor, inchaço e formação de pus.

Tratamento com sulfato de magnésio

Uma maneira de se tratar uma unha encravada em casa é mergulhar a área afetada em uma solução de banho de sulfato de magnésio. Acrescentar esse sal a um banho para os pés faz com que a água fique supersaturada. Ao colocar o pé na solução, um processo de osmose ocorre, onde a pressão do sal na solução é maior que a do dedo. Isso faz com que a infecção seja puxada para a água e cicatrize mais rápido.

Preparando o tratamento com sulfato de magnésio

Deve-se mergulhar os pés tanto em banhos quentes como frios para combater a infecção. Para a imersão quente, aqueça a água a 37,7°C e depois acrescente mais água quente, chegando a uma temperatura máxima de 43°. Cuidado para não deixar o banho ficar muito quente a ponto de se queimar. Acrescente a quantidade recomendada de sulfato de magnésio no pacote e mexa até que toda a substância tenha se dissolvido. Para o banho gelado, acrescente gelo à água e não acrescente sulfato de magnésio.

Mergulhando os pés

Coloque os pés em um banho quente por três minutos. Além de extraditar a infecção, o banho quente também ajuda a aliviar a dor e reduzir o inchaço. Depois, coloque os pés em um banho gelado por meio minuto. A alteração do quente para o frio deve aumentar o fluxo sanguíneo para os pés, ajudando o corpo a combater a infecção mais rápido. Repita o processo todo três vezes. Pode-se mergulhar o pé infeccionado várias vezes ao dia, se necessário.

Outros tratamentos para unhas encravadas

Se a unha encravada estiver infeccionada, vale a pena ir ao médico para que ele prescreva alguns antibióticos. Isso deve ajudar o corpo a combater a infecção mais rápido. Mantenha o pé infectado exposto por mais tempo possível, usando chinelos abertos. Para evitar ter mais uma unha encravada, certifique-se de que seus calçados tenham o tamanho adequado. Também ajuda cortar as unhas em linha reta e não tão curtas.

eHow Brasil
×