×
Loading ...

Como tratar ácaro em hamster anão

Hamsters anões podem ter ácaros de orelhas, ácaros causadores de sarna, ácaros tropicais de ratos e demodex, de acordo com a veterinária Elizabeth Newbery. Estes pequenos roedores normalmente têm alguns ácaros na pele, mas eles geralmente não causam problema até que o hamster anão tenha outra doença. A partir deste momento eles perderão a sua resistência aos ácaros, e estes começam a tomar conta do animal. Estas ácaros são transmissíveis através de outros animais ou outros hamsters.

Instruções

Todos os hamsters anões podem ter ácaros (hamster on a nut image by Silvia Ottaviano from Fotolia.com)
  1. Identifique o tipo de ácaro que o hamster tem. Somente um veterinário pode fazer isso, então, leve-o a um especialista. O veterinário irá provavelmente raspar a pele para ver sob um microscópio, e examinar fisicamente o animal. Se o especialista conseguir identificar rapidamente o ácaro, então, ele começará a medicação imediatamente, quer por injeção ou solução líquida. Se o hamster for muito pequeno, o veterinário poderá preferir usar imersão em enxofre, de acordo com a British Hamster Association (Associação Britânica Hamster).

    Loading...
  2. Trate as feridas causadas por coceiras se for necessário. Talvez o veterinário prescreva alguns antibióticos.

  3. Esterilize a gaiola e os brinquedos do hamster. Isso matará qualquer ácaro existente nestes locais. Coloque o animal em outro lugar enquanto limpa seu viveiro. Remova e jogue fora ou esterilize a forração da gaiola, comida, brinquedos, comedouros e recipientes para água. Desmonte a gaiola se for possível, lave-a em um aquário ou banheira cheia de água quente com uma toalha e detergente neutro. Borrife o fundo com o detergente e esfregue. Enxágue bem e seque completamente antes de recolocar forração nova.

  4. Leve o hamster anão para mais uma injeção de uma a duas semanas após a primeira dose, dependendo do que fora estabelecido pelo veterinário. Se ele tiver decidido usar a ivermectina, serão necessárias mais doses, de acordo com o site Hamsterific. Se estiver usando imersão em enxofre, serão necessários vários banhos.

Loading...

Dicas

  • Estes ácaros não afetam os seres humanos, embora possam causar coceira.
  • Lave as mãos depois de tratar um hamster anão infectado e antes de tocar em qualquer outro animal de estimação. Ao fazer isso, os ácaros que por ventura pegaram carona em seus dedos não se espalharão para outros animais de estimação.

Aviso

  • Nunca use produtos inseticidas feitos para cães, gatos ou animais maiores em hamsters, eles são muito fortes e podem até matar o animal.
  • Não pare o tratamento, por serem pequenos, qualquer doença ou infecção parasitária pode matá-los.

O que você precisa

  • Veterinário
  • Enxofre, injeções de ivermectina ou medicação inseticida oral
  • Balde ou banheira de água quente
  • Detergente antibacteriano suave
  • Esponja ou toalhas
  • Piretrina em pó (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...