Mais
×

Como tratar os ácaros das orelhas de gatos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os ácaros das orelhas de felinos são muito comuns e vivem no canal do ouvido do gato, alimentando-se de cera e outras sujeiras. O otodectes cynotis é geralmente o organismo culpado. Seu gato pode balançar a cabeça com frequência ou arranhar seus ouvidos. O interior do ouvido pode estar sujo com uma crosta marrom escuro, o que pode, com o tempo, bloquear o ouvido. Ela é formada pela cera do ouvido, restos de ácaros da orelha e soro secretado pelo revestimento irritado da orelha.

Instruções

Os ácaros da orelha são espalhados pelo contato próximo de um animal com o outro (cats image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)
  1. Limpe a orelha do gato. Lave-a com uma mistura de água morna e detergente líquido o suficiente apenas para que a água ficar um pouco colorida. Preencha o êmbolo da seringa.

  2. Segure a ponta do êmbolo no ouvido e aperte suavemente a seringa. Não bloqueie completamente o ouvido com a ponta do êmbolo, mas deixe algum espaço para que a mistura forme bolhas para fora do ouvido que contém o excesso de detritos. Repita três ou quatro vezes. Bloquear a orelha completamente poderá romper a membrana do tímpano. Se desejar, peça ao seu veterinário para fazer isso, a fim de evitar que ácaros sejam empurrados para baixo no canal ou que o tímpano seja danificado.

  3. Lave as orelhas com água limpa e morna e seque.

  4. Pingue o remédio no ouvido do gato e, em seguida, massageie o ouvido. O remédio virá na forma de gotas e conterá um inseticida, como a piretrina e o óleo mineral. Compre-o no balcão de uma loja de animais de estimação ou obtenha uma mistura feita pelo seu veterinário. Os preparados pelos veterinários tendem a ser mais fortes.

  5. Repita o processo diariamente durante três dias.

  6. Espere uma semana e, em seguida, repita todo o ciclo de lavagem pingando as gotas três ou quatro vezes até que os ácaros desapareçam. Seu veterinário pode confirmar isso verificando a orelha do gato com um otoscópio. Repetir o processo ciclicamente permite interromper o ciclo de vida do ácaro na orelha do gato.

  7. Aplique um creme antifúngico ou um antibiótico se os ácaros da orelha tiverem causado uma infecção fúngica.

Dicas

  • Os ácaros do ouvido podem, por vezes, viver no exterior da orelha, por isso talvez seja necessário usar o medicamento fora da orelha também.

Aviso

  • Como os ácaros da orelha podem facilmente passar de animal para animal, todos os animais de estimação em uma casa devem ser tratados ao mesmo tempo.

O que você precisa

  • Êmbolo de seringa
  • Remédio para ouvido de gatos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article