Como tratar a água de poço contra a presença de coliformes

Escrito por piper li | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Como tratar a água de poço contra a presença de coliformes
Água potável (Photo, courtesy of sxc.hu/)

Poços de água privada podem ser contaminados facilmente. As bactérias coliformes são organismos que podem estar presentes na água. As fezes de animais, água de superfície bruta, solo e plantas em decomposição normalmente contêm quantidades variáveis de coliformes. Essas bactérias podem migrar para a água de poço e fazer com que a água se torne biologicamente poluída. A água que contém coliformes não é considerada segura para beber e deve ser tratada.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cloro alvejante
  • Luvas de borracha
  • Óculos de segurança

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Teste a água de poço para verificar a presença de coliformes. Muitas secretarias estaduais de saúde também fornecem kits de colheita de amostras de água para o proprietário testar a fonte de água potável. Escritórios de extensão de Universidade, bem como empresas comerciais também fornecem kits de testes por uma pequena taxa. Depois de determinar que o poço contém os micróbios coliformes, você precisará tratar quimicamente a água. A maneira mais comum de fazer isso é através do uso de alvejante doméstico. Isso também é conhecido como desinfetar o poço.

  2. 2

    Determine a quantidade de água no poço. Se você não tem os dados sobre o seu poço de água, entre em contato com a empresa que perfurou o poço e pessa essas informações. Muitos municípios também mantém registros de licença de perfuração e registro do perfurador, que contém informações sobre a profundidade do poço e o nível do lençol freático. Se não conseguir obter os registros, basta fazer uma estimativa com base nas médias da sua localização. Você usará essas informações para descobrir a quantidade de cloro necessário para desinfecção.

  3. 3

    Remova todos os filtros de carbono de sua linha de abastecimento de água. Eles interferirão na ação química do alvejante de cloro. Remova todos os itens ao redor desde torneiras e mangueira que possam estar danificados ou descoloridos pela ação do cloro.

  4. 4

    Estabeleça a quantidade de cloro necessária. Confirme o número de pés de água no poço e divida-o por 22. Isso lhe dará o número de litros de água sanitária necessário que você precisa. Por exemplo, se o poço tem 60 m de profundidade e o lençol freático está a 15 metros, você usará um pouco mais de 2 quartos de água sanitária, pois pode-se estimar que você tem cerca de 45 metros de água no poço.

  5. 5

    Despeje a água sanitária pelo eixo do poço, permitindo que percorra o interior das bordas do tubo. Deixe a água sanitária agir no poço por trinta minutos. Não deixe passar qualquer água durante esse tempo.

  6. 6

    Abra todas as torneiras e mangueiras até que o cheiro de cloro esteja presente em cada saída. Em seguida, feche todas as torneiras e não use qualquer água corrente durante pelo menos doze horas. Isso permitirá que o cloro penetre completamente na água no poço e em todo o sistema de encanamento.

  7. 7

    Teste novamente a água dentro de dois dias para certificar-se de que as bactérias foram erradicadas. Você precisará tomar medidas adicionais se a amostra de água ainda contiver coliformes. Tente determinar a origem da contaminação. Ela pode ser causada devido ao solo em torno da abertura do poço ter baixado o suficiente para manter a água e detritos que podem se infiltrarem no poço. Você pode facilmente corrigir isso, elevando o solo ao redor da base da tampa para criar uma drenagem adequada fora da caixa. Mais medidas extremas podem ser exigidas se forem encontradas bactérias migrando de uma área próxima de sistema ou de uma fossa séptica.

Dicas & Advertências

  • Realize o teste de segurança de água pelo menos uma vez por ano, se seu teste inicial voltar livre de bactérias. No entanto, os poços que foram detectados no teste positivos para coliformes devem ser tratados e testados novamente até que o problema seja resolvido.
  • Tome precauções de segurança quando estiver trabalhando com cloro. Use óculos de proteção, luvas de borracha e evite inalar os vapores. Use roupas antigas que não serão danificados pelo alvejante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível