Mais
×

Como tratar um aquário alcalino

A água que vem de uma rede doméstica difere de região para região. Em algumas partes do país, a água encanada é alcalina e tem um pH alto. Em outros lugares, a água é acidificada e tem pH baixo. O pH da água é medido de 0 a 14, onde 14 é o pH da água mais alcalina e 7 é o pH neutro. Se a água do seu aquário ou tanque de peixes está excessivamente alcalina, existem jeitos naturais para reduzir naturalmente o pH, sem precisar usar recursos químicos.

Instruções

Troncos reduzem naturalmente o pH alcalino da água (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Teste o pH do seu aquário com o kit para conseguir a medida precisa. Esses kits para tanques usam papéis ou fitas que mudam de cor conforme o pH, ou uma garrafa de reagente químico. Mergulhe a fita no aquário e veja o resultado comparando com a fita referência que acompanha o kit. Se seu kit tem uma garrafa de reagente químico, tire uma amostra da água do aquário com o tubo que acompanha o kit, e siga as instruções do cartucho.

  2. Adicione um pedaço de tronco ou madeira como decoração do seu tanque para tratar a alta alcalinidade da água. A madeira que você compra em petshops é limpa e livre de parasita, mas ainda assim você deve lavá-la antes de usar. Você pode usar uma madeira da sua casa, mas ela poderá conter micróbios e bactérias que podem prejudicar seus peixes. Ferver a madeira elimina a maioria dos problemas, e ainda tem a vantagem de tirar um pouco a cor da madeira que iria ser drenada para a água do seu tanque.

  3. Depois de aproximadamente uma semana que a madeira estiver no tanque, cheque novamente o pH, para garantir que o mesmo está caindo. Se sua água ainda estiver extremamente alcalina, você pode usar musgo de turfa além da madeira. Corte um quadrado de 15 por 15 cm de musselina e coloque um pouco do musgo no centro do quadrado. Junte as pontas para formar um saquinho, e amarre no topo com um cordão para prender o musgo dentro da bolsa. Jogue o saquinho diretamente no aquário ou coloque-o dentro do filtro e continue a monitorar os níveis de pH uma vez por semana.

Dicas

  • Soluções estabilizadoras de pH oferecem uma solução rápida para o seu problema de alta alcalinidade. No entanto, elas podem causar mais instabilidade química a longo prazo, a não ser que você seja um especialista químico na água do aquário e entenda precisamente como eles funcionam. Intervenção química não é recomendado para iniciantes.

Aviso

  • Troncos, madeiras e musgo de turfa podem liberar taninos na água do aquário, deixando ela marrom. A coloração leva vários dias para sumir naturalmente, mas você pode acelerar esse processo ao ferver esses objetos em uma panela com água por umas duas horas antes de começar a usar, ou imergir a madeira em um balde por pelo menos duas semanas.

O que você precisa

  • Kit de teste de pH para aquários
  • Troncos ou pedaços de madeira
  • Retalho de musselina
  • Musgo de turfa
  • Corda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article