Mais
×

Como tratar bezerros com nariz escorrendo e orelhas caídas

Atualizado em 13 março, 2018

Você poderá ter um sério problema sempre que um de seus bezerros apresentar sinais de doença. Esses animais ficam doentes com facilidade e é sua função estar atento aos sinais e reagir o mais rápido possível para tratá-los. Quanto mais cedo o bezerro doente receber tratamento, maior sua chance de sobrevivência. Eles são suscetíveis a muitas doenças, e tanto orelhas caídas quanto nariz escorrendo são sinais da doença respiratória bovina, uma enfermidade responsável por grandes perdas na pecuária.

Instruções

Quanto mais cedo o bezerro doente receber tratamento, maior sua chance de sobrevivência (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Separe todos os bezerros que aparentam estar doentes do resto do rebanho para evitar espalhar a doença.

  2. Verifique a taxa respiratória do bezerro assim que perceber as orelhas caídas, nariz escorrendo ou qualquer outro sinal de doença. É possível verificá-la observando o animal respirar e contando o número de respirações por minuto. A taxa média para um bezerro é de cerca de 28 a 30 respirações por minuto.

  3. Meça a pulsação ou batimentos cardíacos do bezerro. É possível fazer isso colocando seu ouvido no lado inferior esquerdo do peito do animal. Escute e conte quantas batidas você ouve ou sente contra seu ouvido no período de um minuto. A pulsação normal para um bezerro é de 60 a 70 batimentos por minutos.

  4. Compre um termômetro retal e meça a temperatura do bezerro. Primeiro, será necessário amarrar um barbante ao dispositivo para que ele não suba pelo reto do animal. Insira o termômetro no ânus do bezerro e aguarde de um a dois minutos. Verifique a medição. A temperatura normal para um bezerro é em torno de 38,6°C.

  5. Ligue para um veterinário assim que possível. Informe-o sobre quaisquer sinais de doença que tenha visto, incluindo o nariz escorrendo e as orelhas caídas. Informe-o a respeito da taxa respiratória, a pulsação e a temperatura.

  6. Administre quaisquer antibióticos que o veterinário prescrever e monitore o bezerro com atenção.

Dicas

  • Muitas vezes, outros sinais de que um bezerro possa estar doente incluem perda de apetite e sonolência.
  • Os bezerros devem ser vacinados ainda jovens para evitar doenças comuns.

O que você precisa

  • Termômetro retal
  • Barbante
  • Veterinário
  • Antibióticos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article