Como tratar um cabelo quebradiço

Escrito por tiesha whatley | Traduzido por raissa junker
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tratar um cabelo quebradiço
Mantenha as pontas hidratadas para um cabelo saudável (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cabelos muito secos são suscetíveis à quebra e à queda, algo que pode ser influenciado por alterações hormonais, deficiências vitamínicas, dieta inadequada ou cuidado impróprio do cabelo. Ainda assim, enquanto a causa subjacente do problema estiver sendo tratada, há tratamentos que podem auxiliar antes mesmo que ele comece a cair de forma excessiva. A principal coisa a se fazer é restaurar a umidade do cabelo e protege-lo de química e de outros elementos prejudiciais. É importante lembrar que esse tratamento auxiliará, mas não irá resolver todo o problema — para isso, é preciso corrigir sua causa.

Outras pessoas estão lendo

Tratamentos naturais

Os produtos naturais são bons para o cabelo por não possuírem ingredientes agressivos, enquanto produtos à base de álcool servem apenas para ressecá-lo. Mesmo produtos que se declaram propícios à hidratação podem conter muito álcool e potencializar a quebra do cabelo. Nesses casos, óleos naturais são muito melhores para o cabelo, especialmente se ele já estiver danificado.

O óleo de coco é também um dos melhores produtos para auxiliar no tratamento de um cabelo quebradiço. Aqueça ligeiramente um pouco do óleo e aplique-o nos cabelos molhados para usá-lo como um tratamento de óleo quente. Ele pode também ser usado como um hidratante, para ser aplicado antes de secar o cabelo após uma lavagem. Consumir o coco natural também é bom para a saúde do cabelo. Por isso, adicione o coco em sua dieta usando o óleo para algumas de suas receitas ou regue um pouco dele sobre saladas.

Produtos

Existem alguns produtos (para uso tópico) feitos especialmente para a quebra de cabelo. Procure boas opções em uma empresa de cosméticos para lhe auxiliar no tratamento de cabelos quebradiços.

Qualquer tratamento deve incluir um bom xampu hidratante e condicionador, um bom condicionador de ervas e um dos produtos de tratamento de quebra do cabelo. Comece aplicando o xampu no cabelo molhado, fazendo espuma e espalhando por todo o comprimento do cabelo. Não o massageie com os dedos, para evitar o embaraço e mais quebras. Você pode ainda tentar lavar o cabelo dividindo-o em quatro ou cinco partes para evitar a ruptura, montando uma trança mas, se o fizer, desmanche a trança antes de adicionar o condicionador.

Deixe o condicionador no cabelo por cinco a dez minutos antes de enxaguar. Seque o cabelo com a toalha e aplique um condicionador profundo e hidratante. Sature o cabelo com o condicionador profundo e coloque uma touca de plástico por cima. Sente-se sob um secador por 15 a 20 minutos para um extenso tratamento de condicionamento profundo, enxágue e use outro condicionador para modelar o cabelo como de costume.

Estilos protetores

Proteger as pontas do clima é um bom tratamento para se diminuir a quantidade de quebra. O sol, vento e frio podem ser perigosos para o cabelo já danificado, e os elementos naturais podem ressecar as extremidades ainda mais, causando mais quebra nos fios. Prender o cabelo ou fazer tranças são dois dos melhores estilos protetores, uma vez que eles protegem as pontas. Hidrate devidamente o cabelo — adicionando mais condicionador nas pontas — antes de prepará-lo. Mantenha o cabelo hidratado regularmente mesmo se estiver de coque ou com um rabo-de-cavalo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível