Como tratar cachorros com intoxicação por cebolas

A toxina presente na cebola é extremamente perigosa aos cachorros

Janie Airey/Digital Vision/Getty Images

A cebola contém tiossulfato, que é extremamente tóxico para os cachorros. Enquanto uma pequena quantidade na comida não é prejudicial, o acúmulo na corrente sanguínea é possível, causando anemia. Ingerir de 600 a 800 g de cebola, num período curto de tempo, também causa anemia. Expor o animal a 150 g por dia, em vários dias, dá um efeito acumulativo, causando a mesma doença. Baseado na quadro da situação, existem vários métodos para se tratar esse tipo de intoxicação. Se o cachorro ingeriu uma quantidade pequena, a toxina será naturalmente expelida e mínimas ações serão necessárias. As instruções abaixo são para cães que consumiram uma grande dose.

Doses grandes

Step 1

Se o consumo de cebola é suspeitado, não espere os sintomas aparecerem

Janie Airey/Digital Vision/Getty Images

Determine se o cão realmente ingeriu uma grande quantidade de cebola. As evidências incluem o testemunho do consumo ou dos alimentos remanescentes. Os sintomas são: fraqueza, vômitos e presença de sangue na urina, além do diminuído ou nulo interesse em comida. Não espere os sintomas aparecerem se o consumo é suspeitado.

Step 2

Ligue para o seu veterinário e não saia de perto do cão, enquanto fizer isso

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Ligue para o seu veterinário. Não saia de perto do animal.

Step 3

Caso o peróxido não esteja disponível, substitua por uma mistura de mostarda seca com água

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Se aconselhado ou se o cão ainda não fez, induza o vômito. Se foi indicado, administre oralmente uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio para cada 4 kg do peso do seu animal. Se o peróxido não estiver disponível, substitua por uma colher de sopa de mostarda seca para um copo d'água.

Step 4

Para evitar acidentes, localize a focinheira e coloque-a. O cachorro pode ficar agitado ou assustado devido ao seu nervosismo ou pela situação em si.

Step 5

Leve seu animal rapidamente ao veterinário

Dean Golja/Digital Vision/Getty Images

Leve rapidamente o animal ao veterinário, a menos que isso não tenha sido aconselhado pelo telefone. Apesar de a toxina ser naturalmente expelida pelo sistema, o cão pode precisar de uma transfusão de sangue nesse meio tempo.

Pequenas doses

Step 1

Os cães com intoxicação por cebola podem desenvolver anemia

Janie Airey/Digital Vision/Getty Images

Determine se o seu animal consumiu a cebola. Se o diagnóstico for incorreto, o remédio para pequenas porções é menos drástico e não machucará o cão.

Step 2

Sempre entre em contato com seu veterinário

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Contate o veterinário para instruções.

Step 3

Para diminuir os efeitos, dê leite de magnésia ou comum ao animal

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Se foi aconselhado, administre leite de magnésia. Se não for possível, dê leite de vaca. Isso não é uma cura, mas diminuirá os efeitos da toxina.

Step 4

Observe seu animal nos próximos dias

Thinkstock/Stockbyte/Getty Images

Nos próximos dias, observe se existem outros sintomas. Se uma pequena porção foi ingerida, os sintomas não aparecerão ou desaparecerão quando a cebola for excluída da dieta.

Step 5

Imediatamente, leve seu animal ao veterinário se sintomas como diarreia, letargia, presença de sangue na urina ou vômitos, aparecerem.

eHow Brasil
×