Mais
×

Como tratar de um cão Samoieda

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Estes cães funcionais de médio porte possuem uma força imensa, mas são muito mansos. Eles também são muito bonitos de se olhar. Eles têm camadas duplas grossas e densas de pelo prateado que pode ser em tons de branco, porcelana, amarelo e tons de creme. Dê ao seu samoieda um tratamento completo a cada oito semanas e um tratamento geral, duas vezes por semana.

Instruções

Escove seu cão (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)

    Passos

  1. Escove seu cão completamente pelo menos duas vezes por semana. Os samoiedas têm um subpelo lanoso que acumula pelos que caem e que podem embaraçar, se você não removê-los regularmente. Os samoiedas são bem peludos dependendo da estação.

  2. Comece a escovação pré-banho usando uma rasqueadeira. Use um pouco de condicionador ou spray para desembaraçar os pelos enquanto você penteia para tornar o processo menos doloroso para o cão.

  3. Escove o pêlo com pentes de aço depois que você tiver usado a rasqueadeira. Talvez seja melhor começar com um pente mais grosso e, em seguida, usar um médio.

  4. Dê um banho no seu cão. Seque-o bem após o banho com um secador de alta velocidade. Seque os pelos de seu samoieda rapidamente para evitar mofo, odores e infecções da pele.

Dicas

  • Escove seu samoieda várias vezes para evitar banhos frequentes. Seus pelos podem permanecer brancos sem que tomem banho, contanto que você não permita que quantidades excessivas de sujeira e detritos se juntem no pelo. Quando for dar banho em um samoieda, use um xampu clareador.
  • Os samoiedas têm uma expectativa de vida de cerca de 12 a 15 anos de vida.
  • O nome "Samoieda" originou-se em uma tribo de caçadores e pescadores na Sibéria que usavam os cães para ajudar a puxar seus trenós. Robert Scott levou os cães para a Inglaterra em 1889 e a raça começou a se espalhar por todo o mundo.
  • As fêmeas variam na altura de 48 a 53 cm e os machos de 53 a 60 cm. Esta raça geralmente pesa entre 15 e 30 kg, dependendo do gênero.

Aviso

  • Os samoiedas são muito suscetíveis à displasia do quadril (ainda mais do que a maioria dos cães) e alguns sofrem de diabetes. Eles também são propensos a alergias de pele e APR (atrofia progressiva da retina), principalmente em cães machos.

O que você precisa

  • Rasqueadeira
  • Condicionador com proteínas
  • Spray de desembaraçar
  • Pentes de aço
  • Secador moderno de alta velocidade
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article