Mais
×

Como tratar da celulite juvenil em cães

Atualizado em 23 março, 2017

A celulite juvenil ocorre tipicamente em cães filhotes com menos de 4 meses, causando inflamação e irritação na pele do cãozinho. Apesar de os especialistas não compreenderem muito bem o caso, acredita-se que seja uma disfunção no sistema imunológico.

Instruções

Os cães filhotes são mais propensos a sofrerem com a celulite juvenil (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Procure por sintomas. Filhotes que sofrem desse problema podem desenvolver febre repentina, além de aparentarem cansados e deprimidos.

  2. Leve-o ao veterinário. Entre em contato com um veterinário e informe-o sobre os sintomas do cão. Solicite uma consulta urgente. Ele deve fazer uma raspagem na pele do filhote e levá-la para biópsia para analisar a condição dele.

  3. Acompanhe o veterinário ao criar um plano de tratamento. A maioria dos filhotes responde bem ao tratamento com esteroides e antibióticos. Pode ser preciso administrar medicamentos por algumas semanas ou mais para curá-lo.

  4. Administre os medicamentos como instruído. Mesmo que o animal aparente estar melhor, termine o tratamento no tempo prescrito, pois a interrupção pode causar problemas de saúde para ele.

  5. Observe os sintomas atentamente. Os filhotes nesse estado devem sentir uma melhora com o tempo. Caso perceba uma piora na saúde do animal, contate o veterinário imediatamente.

Dicas

  • Deixe seu cão em um local quieto, longe de estresse e distrações, para que ele possa descansar. Isso ajudará na sua recuperação.

Aviso

  • A reincidência em filhotes não é muito comum. Uma vez tratado, é pouco provável que o seu cão volte a ter o problema. Siga criteriosamente as instruções do veterinário e o filhote voltará às condições normais de saúde.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article