Mais
×

Como tratar compensado para uso ao ar livre

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O compensado é resistente, mas mesmo assim precisa ser selado, principalmente nas bordas, para evitar a penetração de umidade ao ser usado ao ar livre. Para selar adequadamente, pode-se usar óleo penetrante. Ele afunda profundamente nos poros da madeira, onde endurece para protegê-la de dentro para fora. Óleo de linhaça pode ser aplicado periodicamente com um equipamento de pulverização de tinta para manter a proteção viável nos próximos anos.

Instruções

O compensado é resistente, mas precisa de proteção para uso ao ar livre (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Encha a pistola para pintura de um litro com óleo de linhaça.

  2. Pulverize o compensado generosamente até ficar completamente molhado. Pulverize todas as quatro bordas e todas as superfícies que puder. Se a madeira estiver solta, vire-a e pulverize a parte inferior. Aguarde uma hora e pulverize-a novamente. Aguarde uma semana.

  3. Pulverize o compensado liberalmente outra vez molhando todas as superfícies expostas.

  4. Pulverize o compensado uma vez a cada seis meses após isso, para protegê-lo permanentemente.

Dicas

  • Se quiser pintar o compensado, lixe levemente com uma lixa de grão 180 após a segunda camada e depois aplique a tinta como faria normalmente. Note que se pintá-la, a aplicação de óleo de linhaça não funcionará.

Aviso

  • Mesmo que o óleo de linhaça não seja tóxico, você deverá usar proteção respiratória se estiver usando-o dentro de casa ou em uma área que não seja bem ventilada.

O que você precisa

  • Óleo de linhaça
  • Pistola para pintura de um litro
  • Lixa de grão 180 (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article