Mais
×

Como tratar dermatite de contato na região dos olhos

Atualizado em 21 novembro, 2016

A dermatite de contato é uma irritação avermelhada, ou uma erupção cutânea, resultante do contato com algo que causou irritação à pele ou de uma reação alérgica. A erupção resultante pode ficar inchada ou com fluídos, saliências, descamação ou coceira. Ocasionalmente, a irritação irá desaparecer sozinha dentro de um ou dois dias, mas a maioria dos casos requerem algum tratamento para serem curados. A pele ao redor dos olhos é particularmente delicada, então é possível que uma substância que não irrita a pele em outros lugares do corpo ou da face cause uma irritação nas pálpebras. Às vezes, uma irritação se forma logo em seguida a um primeiro contato com certa substancia; outras vezes é resultante de contato prolongado e repetido.

Instruções

  1. Descubra a fonte da irritação ou alergia. Pense em qualquer coisa que possa ter sido aplicada à área, como cremes ou protetor solar, ou qualquer coisa que pudesse estar nas suas mãos em um momento que tocou os olhos. O sabão em pó ou o amaciante usado em fronhas podem ser culpados. Uma vez determinados os suspeitos, suspenda o contato entre as substâncias e a área dos olhos.

  2. Evite tocar a área dos olhos com as mãos. Se for preciso, lave as mãos com água e sabão antes.

  3. Não coce a área irritada, ou correrá o risco de infeccioná-la.

  4. Use apenas produtos suaves na área, livres de perfumes e corantes. Não use qualquer tipo de creme anti-idade, limpadores abrasivos ou removedores de maquiagem. Se possível, evite também usar qualquer cosmético na região.

  5. Aplique um creme com hidrocortisona na área, para diminuir a coceira e acalmar a pele.

  6. Faça compressas com gazes úmidas na área, para aliviar coceiras e a sensação de queimação.

  7. Antes de aplicar qualquer creme hidratante, tente usar fatias de pepino recém-cortadas, deixando seu suco natural hidratar a área. Isso vai acalmar a pele e reduzir a vermelhidão.

  8. Em casos que não mostrem sinais de melhora ou que estejam se espalhando, consulte um médico. O médico pode indicar o uso de cremes controlados ou anti-histamínicos ou corticosteroides via oral.

Dicas

  • Substâncias irritantes que mais comumente entram em contato com a pele na região dos olhos incluem ácidos como o alfa-hidroxi ou o glicólico (usados em clinicas de estéticas e em dermocosméticos), solventes, produtos químicos de limpeza, detergentes, perfumes, cosméticos e plantas.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article