Como tratar diarreia em cabritos?

Escrito por regan hennessy | Traduzido por nara pinilla
Como tratar diarreia em cabritos?

Uma diarreia não tratada pode levar a morte de um cabrito em questão de horas

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Em muitos casos, saber como tratar corretamente diarreia - movimentos intestinais soltos, fezes aquosas - em cabritos significa a diferença entre a vida e a morte do filhote. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a diarreia não é uma doença por si só, mas sim o sintoma de um problema subjacente, que em filhotes e animais jovens pode ser consequência do excesso de comida, mudanças de temperatura, técnicas de manejo inadequadas, infecção bacteriana e coccidiose, diz a Dra. Mary Smith, coautora de "Goat Medicine" (Medicina das cabras). A chave para o tratamento da diarreia está em efetivamente tentar manter o cabrito vivo e hidratado ao mesmo tempo que se combate a causa. O não tratamento da diarreia em cabritos pode resultar em desidratação grave e morte.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Área de isolamento
  • Suplemento em pó para reposição de eletrólitos
  • Água
  • Xarope de milho
  • Sal
  • Bicarbonato de sódio
  • Mamadeira de alimentação com bico
  • Pasta probiótica

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Separe o cabrito com diarreia do restante do seu rebanho. Transfira-o para uma área limpa, com uma forragem que mantenha o animal doente sem contato direto com o restante de seu rebanho caprino. Isso é importante no caso da diarreia ser causada por um agente infeccioso. Minimize potenciais complicações, como pneumonia, assegurando-se que a área de isolamento esteja localizada em um local limpo, seco e livre de correntes de ar.

  2. 2

    Substitua as mamadas por suplementação de eletrólitos, para reidratar o filhote doente. Use uma solução de eletrólito em pó formulada para cabras ou faça seu próprio repositor, misturando 4 xícaras de água fervente com 2 colheres de sopa de xarope de milho, 1/2 colher de chá de sal e 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio, recomenda Gail Damerow, autor de "Your Goats" (Suas Cabras). Alimente o animal com uma a duas xícaras de fluidos eletrólitos a cada duas ou quatro horas, dependendo de quão grave for a diarreia.

  3. 3

    Administre probióticos orais, que ajudarão a restaurar a normalidade da população de bactérias no estômago do filhote, que muitas vezes é dizimada pela diarreia. Siga as instruções de dosagem no tubo de pasta com base na idade e peso do seu animal. Geralmente, é necessário administrar de 1 ml a 2 ml da pasta para um cabrito com idade inferior a seis meses.

  4. 4

    Monitore os movimentos intestinais da cabra doente enquanto estiver alimentando-a com eletrólitos orais durante as próximas 24 a 48 horas. Observe qualquer alteração na cor e consistência das fezes, que devem retornar gradualmente ao seu estado normal.

  5. 5

    Quando a diarreia tiver acabado, gradualmente, substitua os eletrólitos orais pelo leite ao longo de um período de 24 a 48 horas. Alterne a suplementação de eletrólitos com pequenas refeições de leite, para minimizar uma potencial recaída devido às mudanças dietéticas súbitas.

Dicas & Advertências

  • Minimize futuros surtos em cabritos observando técnicas de prevenção de diarreia. Limpe e higienize as mamadeiras, bicos e baldes de água de forma regular e sempre forneça aos cabritos forragem seca e fresca e evite sobrecarregar o curral. Alimente os filhotes com um cronograma rigoroso e minimize a superalimentação fazendo mudanças dietéticas graduais, ao longo de vários dias, em vez de uma só vez.
  • Se seu filhote parar de alimentar-se, não responde mais a hidratação oral ou apresenta agravamento dos sintomas em qualquer momento durante o tratamento, leve-o imediatamente a uma emergência veterinária, onde o tratamento para esses casos incluem normalmente fluidos intravenosos. Diarreia neonatal causada por uma infecção bacteriana ou coccidiose é geralmente mais grave e tipicamente requer o uso de antibióticos ou coccidiostáticos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media