Como tratar diarreia em crianças

Escrito por amanda morin | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tratar diarreia em crianças
Tratando as crianças com diarreia (toilet roll image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Como todos os pais sabem, as diarreias acontecem. Seja por algo que comeram, uma virose ou uma alergia, inevitavelmente, em algum momento as crianças apresentarão as fezes moles e aguadas que caracterizam a diarreia. Embora algumas crises possam causar cólicas bastante doloridas, em geral esse é um sintoma relativamente inofensivo e autolimitante. A melhor forma de tratar é garantir que a criança se mantenha hidratada.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Entre em contato com o pediatra de seu filho se achar que ele contraiu uma intoxicação alimentar. Algumas bactérias podem causar essas intoxicações. A E. coli e a salmonela, em especial, podem até ser fatais se a criança não receber tratamento imediato. A diarreia decorrente de intoxicação normalmente é acompanhada de cólicas, dores no estômago e fezes com sangue. Este tipo de contaminação costuma afetar mais de uma pessoa e se apresenta cerca de 48 horas após a ingestão do alimento contaminado. Se outro membro da família ou colega da escola estiver com os mesmos sintomas, esse é um possível diagnóstico.

  2. 2

    Preste atenção no cheiro das fezes. Um cheiro adocicado, fezes moles, febre e vômitos são sinais clássicos da infecção por rotavírus, e o cheiro é inconfundível. Neste caso, também entre em contato com um pediatra. O rotavírus pode causar desidratação severa rapidamente, especialmente em crianças e bebês.

  3. 3

    Evite oferecer ao seu filho bebidas isotônicas, leite ou iogurtes quando ele estiver com diarreia. As bebidas isotônicas não foram feitas para repor líquidos perdidos em uma diarreia e muitas crianças apresentam dificuldades na digestão de lactose em quadros de doenças gastrointestinais. É melhor esperar até que o organismo se recupere e reponha a flora normal de bactérias que auxiliam a digestão da lactose, certamente afetada pela doença.

  4. 4

    Fique longe dos vários medicamentos disponíveis sem receita a menos que tenham sido prescritos por um médico. A diarreia pode não ser nada agradável, mas é a forma do organismo se defender de uma bactéria patológica. Além disso, muitos medicamentos contêm subsalicilato de bismuto, uma substância similar ao ácido acetilsalicílico que, quando administrado a uma criança em certo grau de enfermidade, pode causar uma condição muito grave conhecida como Síndrome de Reye.

  5. 5

    Reduza a quantidade de sucos que você dá ao seu filho. Por mais que seja importante manter as crianças hidratadas, alguns sucos (como o de maçã) são naturalmente laxativos, e outros (como o de laranja) podem irritar o estômago. Beber suco pode, na verdade, piorar a diarreia ao invés de ajudar.

  6. 6

    Trate e evite a desidratação dando a seu filho outros líquidos. Várias soluções orais para hidratação, como soros, são a melhor opção para repor os líquidos e nutrientes, e alguns goles de água também podem funcionar. Muitas lojas vendem versões genéricas dessas soluções, em forma líquida ou de picolé.

  7. 7

    Aos poucos, introduza alimentos sólidos à dieta, apenas após os líquidos terem sido tolerados por três a quatro horas sem episódios de diarreia. Comece com bananas, arroz, purê de maçã e torradas. Outros alimentos leves podem ser incluídos, como sopas ou gelatina.

Dicas & Advertências

  • As doenças que provocam diarreia em geral são contagiosas. Evite disseminar a enfermidade lavando bem as mãos (e certificando-se de que seu filho também lave) após trocar fraldas sujas ou ajudá-lo no banheiro.
  • Chame um médico ou ligue para a emergência se seu filho estiver muito fraco, com os olhos fundos, urina reduzida ou se não estiver mais produzindo lágrimas. Estes são sinais de desidratação grave, que pode ser muito perigosa e deve ser tratada por administração intravenosa de líquidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível