×
Loading ...

Alimentos que ajudam a "acender" seu cérebro

Dificuldades em se concentrar, tomada de decisões prejudicada e uma sensação geral de confusão podem ser os sintomas de fadiga mental. Vários fatores contribuem para esse transtorno cognitivo temporário, como a falta de nutrientes, falta de sono e excesso de esforço. A distração e fadiga mental ocorrem de formas diferentes em cada indivíduo. No entanto, se você tiver esses sintomas regularmente, seu dia a dia pode ser comprometido e, em alguns casos, uma condição médica pode ser a causa deles, observa o site MedlinePlus.com. Fale com seu médico imediatamente se essa condição for acompanhada por perda de peso, dor de cabeça, tonturas, visão turva e pensamentos suicidas. A fadiga mental e física pode ser o sinal de uma doença mais grave. Na maioria dos casos com sintomas a curto prazo um remédio nutricional pode restaurar a clareza e o equilíbrio, para que você possa voltar a trabalhar e levar sua rotina com as faculdades mentais completas.

Instruções

Combata a fadiga mental com hábitos nutricionais saudáveis e balanceados (Getty Images)
  1. Comece a ingerir carboidratos complexos. Os carboidratos podem ser divididos em simples e complexos. Os simples fornecem uma provisão de açúcar imediata ou uma explosão de energia, seguido por uma queda, o que pode aumentar a fadiga mental. Opte por carboidratos complexos, como pães integrais, massas ou batatas para sustentar a energia mental e física. A biblioteca médica onlineMerck Manuals Online Medical Library aponta que esses nutrientes fornecem energia para o corpo de forma mais lenta, pois demoram mais para se quebrar e serem absorvidos pela corrente sanguínea. Além de comê-los, equilibre suas refeições com gorduras insaturadas saudáveis ​​e proteínas para manter a clareza mental por mais tempo durante o dia. Considere pratos como o atum no pão de trigo com um acompanhamento de cenouras para prevenir distrações e alimentar o corpo.

    Loading...
    Comece a ingerir carboidratos complexos (MariaShumova/iStock/Getty Images)
  2. Adicionar alimento rico em ferro em seu lanche ou almoço. A falta de ferro resulta em processos mentais mais lentos, prejudicando o desempenho cognitivo. Certifique-se de que você não está sofrendo de uma deficiência significativa do nutriente verificando com seu médico e realizando exames de sangue. Em caso de falta de ferro, aumente a ingestão de alimentos como lentilha, soja ou carne vermelha magra. Para absorver o nutriente adequadamente, adicione uma fonte de vitamina C, como laranja, brócolis ou suco de vegetais, observa o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

    Adicione um alimento rico em ferro ao seu lanche ou almoço (carlosdelacalle/iStock/Getty Images)
  3. Coma uma banana. O potássio é um mineral importante para o corpo, bem como um electrólito, que auxilia no equilíbrio de fluidos. Para melhorar a clareza mental coma a fruta, que é uma boa fonte de potássio. Comece seu dia com uma banana e um café da manhã equilibrado para combater logo cedo a dispersão mental.

    A banana é uma boa fonte de potássio e pode melhorar a clareza mental (Baloncici/iStock/Getty Images)
  4. Tome uma vitamina de complexo B ou consuma refeições com fontes desses nutrientes. As vitaminas fornecem vários benefícios para a saúde do corpo, inclusive para o funcionamento do sistema nervoso central em geral. Considere tomar vitaminas B individuais, se sua dieta não incluí-las. A ingestão de alimentos como ovos cozidos, carne magra de frango e legumes oferece esses nutrientes.

    Tome vitamina B (milosducati/iStock/Getty Images)
Loading...

Aviso

  • As bebidas energéticas proporcionam alívio a curto prazo e tendem a causar uma queda de açúcar ou cafeína, o que piora a fadiga mental.

Referências

Loading ...
Loading ...