Mais
×

Como tratar doenças em árvores frutíferas

Uma variedade de doenças pode ocorrer em árvores frutíferas, como fungos, doenças bacterianas e virais. As vezes apenas as folhas são afetadas, mas a planta pode morrer em casos extremos. A abordagem depende do tipo de árvore e do tipo de enfermidade, muitas vezes elas são ao menos tratáveis com alguns suprimentos e passos simples.

Instruções

Pontos marrons nas folhas da árvore são sintomas de infecção por fungos (feuille d'arbre image by thierry planche from Fotolia.com)

    Como tratar doenças em árvores frutíferas

  1. Examine a árvore em busca de sintomas e e descubra qual o tipo de doença a planta tem porque diferentes doenças necessitam de diferentes tratamentos. O índice das doenças de árvores frutíferas da Universidade da Virgínia Ocidental explica que grandes manchas nas frutas, pequenas pintas marrons ou pretas também nas frutas, oídio nas folhas e manchas pretas ou marrons também nas folhas são todos sintomas de infecção por fungos. De acordo com a Universidade do estado de Oklahoma, folhas enroladas também são indicativos de problemas com fungos. Protuberâncias tipo verrugas nas raízes ou na base do tronco são sintomas de infecção bacteriana, assim como manchas verdes e brancas que com o tempo viram roxas e pretas. Uma casca anormalmente grossa, com textura esponjosa e folhas curvadas indicam um problema viral.

  2. Corte as folhas e frutos que estiverem muito danificados por mofo. Os esporos de fungos se espalham facilmente então remover as partes infectadas ajudará no controle. A universidade do estado de Oklahoma aconselha jardineiros a removerem as partes aparadas do chão, pois os esporos de fungo podem se propagar de volta para a árvore.

  3. Trate fungo com um spray fungicida comercial, solução bicarbonato de sódio ou óleo de horticultura. Minuciosamente cubra todas as partes infectadas da arvore com fungicida. Alternativamente, a National Gardening Association sugere o tratamento de oídio com uma solução bicarbonato de sódio e água, ela também recomenda óleo de horticultura para tratar mofo, apesar de ser difícil espalhar o óleo por todas as folhas se a árvore for grande. Logo o óleo é melhor para tratar pequenos surtos de fungo em árvores pequenas.

  4. Trate infecções bacterianas ou com fungicida cúprico ou removendo todas as folhas infectadas. As manchas causadas por fungos, primeiramente brancas e verdes que eventualmente se transformam em roxas e pretas são o tipo mais comum de infecção bacteriana para se tratar em frutas. De acordo com a Universidade do Estado de Oklahoma, um fungicida a base de cobre geralmente vai matar esse tipo de infecção. Galha-da-coroa, o tipo mais comum de infecção bacteriana que causa tumores nas árvores frutíferas é difícil de exterminar, jardineiros geralmente removem as plantas infectadas e não replantam na mesma área.

  5. Previna e trate viroses aplicando uma camada de óleo de horticultura nas folhas da árvore. De acordo com a National Gardening Association, óleo de horticultura mata pulgões e outros insetos que contém o agente contagioso, óleo não vai necessariamente matar os vírus mas vai impedi-los de se espalhar. Para se livrar completamente dos vírus, remova as árvores infectadas e replante outras de um viveiro certificado como livre de vírus, trate-as com óleo de horticultura regularmente.

Dicas

  • A chuva irá lavar fungicidas e óleos de horticultura, reaplique-os depois de chuvas fortes para manter seu efeito.

O que você precisa

  • Fungicida, bicarbonato de sódio ou óleo, para fungos
  • Fungicida Cúprico, para bactérias
  • Óleo de horticultura, para vírus
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article