Como tratar equimoses causadas pelo aparelho ortodôntico

Escrito por michelle zehr | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tratar equimoses causadas pelo aparelho ortodôntico
Aparelhos ortodônticos podem provocar atrito com sua gengiva causando equimoses (Todd Warnock/Lifesize/Getty Images)

Os aparelhos ortodônticos são projetados para corrigir seus dentes, melhorar o seu sorriso e aumentar a saúde geral da sua boca. Embora esses aparelhos sejam projetados para fazer o bem, eles podem causar danos ao longo do caminho. Os aparelhos ortodônticos podem causar aftas, escoriações ou bolhas dentro de sua boca, que podem criar equimoses dolorosas. Essa dor pode dificultar a alimentação e até mesmo tornar a fala dolorosa.

Outras pessoas estão lendo

Medicação tópica

Muitos géis anestésicos orais estão disponíveis para compra sem prescrição médica. Basta utilizar o dedo ou um cotonete para aplicar uma camada fina do medicamento sobre as feridas em sua boca. Isso fornecerá um instantâneo, porém breve, alívio da dor.

Enxaguantes bucais

As equimoses em sua boca são frequentemente acompanhadas de cortes e feridas. O uso de um enxaguante bucal — prescrito pelo seu dentista — pode ajudar a reduzir a dor e inflamação. Enxaguantes prescritos muitas vezes têm propriedades antibióticas que podem ajudar a curar as infecções na boca, bem como diminuir o tempo de cicatrização de seus cortes e feridas.

Cera dental

O ortodontista muitas vezes fornece cera dental quando você recebe seu aparelho ortodôntico. Você também pode obter a cera quando visitar o seu dentista para exames. Ela é uma cera fina, muitas vezes com sabor de menta, que pode ser utilizada para proteger a boca. Quebre um pequeno pedaço de cera e coloque-a em seu aparelho nas áreas que entrem em atrito com sua língua, bochecha ou lábios. Essa cera é pegajosa, mas pode ser facilmente removida com os dedos ou uma escova de dentes.

Protetores bucais

Se você participar de esportes de contato, um golpe em sua boca pode resultar em equimose devido ao seu aparelho ortodôntico. Você deve proteger a boca utilizando um protetor bucal durante a sua participação no esporte. Se você for atingido nessa região, também pode quebrar alguma parte do aparelho, o que pode causar mais dor. Você pode comprar um protetor bucal moldável em sua loja esportiva local. Aqueça-o e permita que ele alcance o formato de sua boca para a máxima proteção e conforto.

Medicamentos sem prescrição médica

Os analgésicos sem prescrição médica podem ajudar a reduzir a dor causada por equimoses em sua boca. Tome-os como indicado e certifique-se de não ultrapassar as doses recomendadas por dia. Alguns medicamentos sem receita médica também podem ajudar a reduzir esse problema.

Considerações

Se você estiver enfrentando equimoses provocadas por aparelhos ortodônticos, dê uma olhada no espelho. Inspecione visualmente o seu aparelho para detectar sinais de fios quebrados ou suportes soltos. Se você notar algo que não pareça certo, entre em contato com o ortodontista. Muitas vezes, um simples ajuste de seu aparelho pode ajudar a reduzir as equimoses.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível