Como tratar um ferimento penetrante no tórax

Escrito por ehow contributor | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tratar um ferimento penetrante no tórax
Saiba como tratar um ferimento penetrante no tórax

Um ferimento perfurante no tórax é uma emergência médica e uma questão de vida ou morte. Cada segundo conta enquanto se espera a ajuda de emergência chegar. Ligue para 190 imediatamente e siga estas orientações de emergência para tratar um ferimento penetrante no tórax e salvar uma vida.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Reconheça os sintomas de um ferimento penetrante no tórax. Essa lesão é causada por um objeto que entra na parede do tórax e possivelmente no pulmão, tal como uma bala ou uma faca ou mesmo quando se é empalado por uma vara. Os sintomas são a óbvia penetração do objeto, falta de ar, dificuldade em respirar e sangue que tem uma aparência espumosa. A aparência espumosa vem do ar que se mistura com o sangue. Também poderá ser ouvido um som de sucção, que é o motivo pelo qual ele é denominado "ferimento aspirativo no tórax".

  2. 2

    Ligue para 190 imediatamente para que a ajuda esteja a caminho enquanto se trata o ferimento penetrante no tórax.

  3. 3

    Deixe o objeto penetrante no tórax, não o remova. Remover o objeto pode causar mais danos ao tórax ou pulmão.

  4. 4

    Cubra o ferimento penetrante no tórax com uma vedação hermética. Esta é a coisa mais importante que você pode fazer para salvar a vida da pessoa ferida. Encontre um filme de plástico, celofane, papel alumínio ou qualquer coisa que não permita que o ar escape. Corte o material que você está usando para vedação hermética pelo menos dois centímetros maior do que o ferimento. A vedação hermética precisa ser maior do que o ferimento de modo a não ser puxada para dentro do ferimento.

  5. 5

    Prenda a parte superior e ambos os lados da vedação hermética à pele. Deixe a parte inferior da vedação solta para permitir que o ar escape e que não entre no ferimento. Se a lesão torácica está em uma forma que não é possível fazê-lo desta maneira, feche o ferimento penetrante no tórax com uma vedação hermética, enrolando ao redor e deixando uma ponta aberta na parte inferior.

  6. 6

    Aplique um curativo limpo sobre o ferimento se possível; isso manterá o ferimento no tórax o mais limpo possível. Se não há um curativo perto, use uma toalha ou um pano limpo. Estabilize o objeto protuberante com toalhas ou um material pesado para impedi-lo de se mover e causar mais danos. Não prenda o curativo ao objeto, apenas estabilize-o.

  7. 7

    Use pressão direta sobre o ferimento após um curativo ou uma toalha ter sido aplicado. Tenha cuidado para não mover a vedação hermética ao aplicar pressão. Aplicar pressão direta por cinco minutos ajudará a diminuir o sangramento; não use muita força.

  8. 8

    Vire a vítima ferida para o lado, colocando o lado lesionado mais próximo do chão. Ao colocar a vítima sobre o lado ferido, o pulmão que não foi afetado estará protegido e será mais fácil para a vítima respirar. Se esta posição é desconfortável, ajude a vítima a sentar em uma posição com algo para se apoiar. Isso ajudará a vítima respirar mais facilmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível