Mais
×

Como tratar uma figueira com folhas amareladas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As figueiras podem ser um acréscimo valioso a qualquer propriedade. Seus grandes galhos espalhados vicejam nas condições corretas, podendo proporcionar sombra e uma folhagem verde brilhante. O benefício adicional do fruto é ainda mais positivo para os amantes do figo. Mas as figueiras necessitam de algumas condições bastante específicas. Sem os devidos cuidados, as árvores podem sofrer e apresentar madeira morta, bem como folhas amarronzadas. Siga alguns passos para restaurar a saúde de uma figueira doente.

Instruções

Se a sua figueira estiver plantada na terra, faça a poda da vegetação circundante para abrir a área à luz solar (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Mantenha sua figueira em uma área sob plena exposição solar. A falta de sol e calor pode causar sua morte ou torná-la dormente. Se estiver em um vaso, transfira-a para um local ensolarado que também seja protegido contra ventos frios. Se a figueira estiver plantada na terra, faça a poda da vegetação circundante para abrir a área à luz solar.

  2. Certifique-se de que sua figueira esteja plantada em terra adequada. Essas árvores necessitam de solo de drenagem rápida, e sofrerão se assentarem em água. Misture metade de argila e metade de compostagem, e despeje a mistura em 30 cm da terra ao redor da base da figueira para lhe proporcionar a fundação que necessita.

  3. Regue sua figueira. A falta de água é a causa mais provável de folhas amarelas ou marrons. Irrigue-a intensamente uma vez por semana para manter a terra úmida, mas não molhada. Nunca deixe a terra secar completamente.

  4. Dê um impulso à sua figueira adicionando um pouco de fertilizante. Forneça-lhe 450 g de um fertilizante na proporção de NPK 8-8-8 (8 partes de nitrogênio, fósforo e potássio) para cada ano de idade. Geralmente, as figueiras necessitam de uma fertilização ao ano. Aumente a fertilização bianual se estiver tentando restaurar a saúde de uma figueira.

Dicas

  • Os figos amadurecem na primavera.
  • As figueiras podem se propagar a partir de raízes intactas.

Aviso

  • Os ramos e raízes espraiados de uma figueira podem ser invasivos para sistemas de esgoto e entradas de carros.
  • Temperaturas inferiores a -1 graus podem danificar as árvores.

O que você precisa

  • Tesoura de poda
  • Argila
  • Compostagem
  • Água
  • Fertilizante
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article