Como tratar uma imagem no GIMP

Escrito por ehow contributor | Traduzido por joao marcos padua filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tratar uma imagem no GIMP
Uma imagem pode ser tratada com facilidade usando o GIMP (Fire Rose image by Pirate! from Fotolia.com)

O GIMP é um programa grátis de código aberto usado no tratamento de imagens. A renderização ou o tratamento de uma imagem pode ser feito com facilidade em alguns simples passos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Baixe e instale o GIMP (gimp.org/downloads). Abra a imagem que você deseja tratar, basta selecionar "Open" (abrir) no menu "File" (arquivo). Encontre então sua imagem.

  2. 2

    Após ter aberto sua imagem, selecione a ferramenta "Paths" (caminhos) na janela principal do GIMP e comece clicando em volta da imagem que você deseja alterar, criando assim pequenos "pontos conectáveis" ao longo da figura. O GIMP chama esses pontos de "Anchors" (âncoras), que são usadas para selecionar manualmente a área onde você deseja alterar. Esse é um método muito útil quando você deseja fazer imagens profissionais ou avatares usando sua imagem ou a de seu ator favorito.

  3. 3

    Selecione toda a área da imagem, e conecte os pontos de início e fim. Clique em "Select" (selecionar) e então em "From Path" (dos caminhos), no menu. Sua imagem terá a aparência de algo como "formiguinhas andando" no caminho em volta.

  4. 4

    Clique no botão "Layer" (camada) e selecione "Transparency" (transparência) no menu. Selecione então "Add Alpha channel" (adicionar canal alpha) no sub-menu. Esse é um passo vital. Se você não adicionar um canal alpha, você não terá um fundo com transparência, o que é necessário para renderizar completamente a imagem.

  5. 5

    No menu "Select" (selecionar), clique em "Invert" (inverter). Repare que a função "Invert" não altera a aparência da imagem.

  6. 6

    Deixe o fundo transparente, o que fará com que a sua imagem renderizada seja a única na caixa. Para fazer isso, selecione "Edit" (editar). Selecione então "Clear" (limpar) no menu. Todo o fundo ou algo que não esteja selecionado com os "caminhos" serão apagados da imagem e substituídos pela transparência. Se isso não funcionar, volte seus passos e confira se realmente seguiu todos. O GIMP tem botões de "Undo" (desfazer) e "Redo" (refazer) localizados no menu "Edit" (editar), que podem ser usados para voltar e rever o que fez. Se o passo funcionou, então a imagem deverá ter pequenos quadrados pretos e cinzas em volta de sua imagem selecionada (parece muito com um tabuleiro de xadrez porém com os quadrados menores). Isso é como a opção "Transparency" (transparência) se parece no GIMP.

  7. 7

    Salve a imagem no formato de arquivo PNG, já que um arquivo JPG não suporta transparências e deixa seu fundo branco, fazendo você precisar começar o processo inteiro novamente.

    Após salvar sua imagem, confira seu trabalho para garantir que as bordas estão suaves e que não haja traços do antigo fundo. Se ainda houver, use a ferramenta "Eraser" (borracha) na janela principal do GIMP para apagar o necessário e consertar sua figura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível