×
Loading ...

Como tratar a irritação de olhos em um gato

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os olhos do seu gato são suscetíveis à irritação, assim como os seus, mas eles não tem a capacidade de diagnosticar e tratar a si mesmo. Ajude-o, determinando a causa da irritação e auxilie-o a encontrar um pouco de alívio. Com algumas orientações simples seu animal de estimação pode se curar. Consulte um veterinário se os cuidados caseiros não trazerem alívio ou se a irritação se agravar.

Instruções

Siga os passos abaixo para tratar a irritação dos olhos de um gato (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Envolva seu gatinho em uma toalha antes de tentar tratá-lo contra irritação nos olhos. Os gatos não gostam que mexam em seus olhos e você pode sofrer alguns arranhões, apesar de que sua intenção seja boa. Use uma segunda toalha em torno da primeira, se você precisar de mais segurança.

    Loading...
  2. Limpe os olhos do gato com um pano macio e úmido. Limpe cuidadosamente os olhos, pele e bigodes. Depois de remover a secreção, você terá uma melhor visão do próprio olho.

  3. Verifique se há arranhões no globo ocular, cortes na pálpebra ou algum objeto estranho, como um pedaço de grama no olho de seu gato. Se nenhum destes estiver presente, seu gato pode estar com conjuntivite, e você pode tratá-la adequadamente com acompanhamento veterinário.

  4. Compre um colírio feito especificamente para animais em uma loja de animais. Como alternativa, use lágrimas artificiais para lavar o olho afetado e remover detritos.

  5. Feche as janelas quando a quantidade de pólen for alta. Poeira e pólen podem irritar os olhos do seu gato e levar a um aumento do risco de infecção. Isto é particularmente importante quando você estiver andando no carro, procure evitar fortes brisas que possam irritar os olhos.

  6. Penteie seu gato para manter os pelos longe dos olhos. Certas raças de gatos têm tanto pelo facial sobre seus olhos que o animal sofre uma luta constante contra a irritação nos olhos. Se o seu gato não participar de competições profissionais, peça ao tosador para aparar o excesso de pelo. As suas sobrancelhas nunca devem ser cortadas, pois elas servem como antenas sensoriais e os mantêm seguros.

Loading...

Aviso

  • Consulte seu veterinário se irritação nos olhos do seu gato persistir ou piorar depois de começar o tratamento. Alguns casos de conjuntivite exigem antibióticos.

Referências

Loading ...
Loading ...