Como tratar uma lesão no ligamento colateral ulnar sem cirurgia

Escrito por dave brummert | Traduzido por erick vasconcelos
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O ligamento colateral ulnar ou medial conecta o úmero no braço à ulna no antebraço. Ele se localiza na parte interna do cotovelo e ajuda a evitar a abertura excessiva da articulação. Uma ruptura desse ligamento é ocasionalmente vista em atividades de grande esforço no cotovelo, como o arremesso de dardos olímpicos. Os sintomas da ruptura desse ligamento incluem a irritação na parte interna do cotovelo, inchaço, descoloração da pele, possível deformação e talvez um estalo no momento da lesão. Embora com frequência seja necessário cirurgia para reparar o ligamento, é possível tratar a lesão sem ela.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Bolsa de gelo
  • Toalhas de papel
  • Faixas de compressão
  • Ibuprofeno
  • Faixas elásticas
  • Suporte de proteção ou fita de imobilização

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Instruções

    Primeiras 72 horas

  1. 1

    Coloque a toalha de papel na parte de dentro do cotovelo e aplique gelo. Use a faixa de compressão para fixar a bolsa de gelo no local. Comece a enrolá-la um pouco acima da metade do antebraço, cobrindo cada volta com metade da faixa e movendo acima até o ombro.

  2. 2

    Fixe a extremidade da faixa de compressão inserindo-a por dentro de uma volta quando você terminar de enrolá-la. Eleve o braço de forma que o cotovelo fique acima do coração. Isso reduz o inchaço e ajuda a controlar a dor.

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    Use o método de descanso, aplicação de gelo, compressão e elevação. É essencial fazer isso nas primeiras 72 horas para auxiliar na recuperação. Também é importante gerenciar os níveis de inchaço e dor, de forma que uma droga anti-inflamatória como ibuprofeno possa ser usada. Siga as instruções de dosagem da bula.

  4. 4

    Coloque gelo por duas ou três horas por dia nos três primeiros dias, alternando entre entre vinte minutos de aplicação e vinte de repouso. Fixe a bolsa de gelo com faixa de compressão, já que a pressão também minimizará o inchaço.

    Tratamento sem cirurgia

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    Continue a descansar até toda a dor e inchaço desaparecerem. Isso pode levar de alguns dias a várias semanas. É crucial limitar as atividades durante esse período. Seja paciente.

  2. 2

    Depois de a dor e o inchaço diminuírem, comece uma rotina de exercícios de flexibilidade e fortalecimento. Apenas movimentos sem dor devem ser executados. Os exercícios podem incluir a rosca sem resistência, pronação/supinação do antebraço, rosca com resistência e apertos para o punho.

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    A rosca sem resistência é feita com o braço machucado posicionado ao lado do corpo. Mantenha a parte superior do braço parada e levante o antebraço, levando o punho para próximo do ombro. Aperte o músculo do bíceps no topo do movimento por dois ou três segundos e retorne à posição inicial. Faça três séries de dez a 12 repetições.

  4. 4

    A pronação ou supinação é feita com o braço ao lado do corpo também. Dobre o cotovelo de forma que o antebraço forme um ângulo de 90 graus com o braço. A palma da mão deve estar virada para cima, aberta. Mantenha seu cotovelo parado e vire a palma para baixo o quanto puder. Segure por dois ou três segundos e vire-a de volta para cima. Faça três séries de dez a 12 repetições.

  5. 5

    As roscas resistidas são feitas com o elástico de fisioterapia. O elástico deve ser preso a uma parede ou colocado sob o pé para evitar que ele se mova. Só use tensão o bastante no elástico para um movimento sem dor. Execute o mesmo movimento descrito no levantamento sem resistência, apertando no limite do movimento e fazendo três séries de dez a 12 repetições.

  6. 6

    Os exercícios de aperto da mão podem ser feitos com uma bola de tênis, massa putty ou qualquer coisa com resistência suficiente para você apertar. Se usar uma bola de tênis, feche o punho ao redor da bola e aperte-a o mais forte que puder. Aperte por dois ou três segundos e relaxe.

  7. 7

    Todos os exercícios devem ser feitos sem dor uma vez por dia inicialmente. Se você consegue tolerar, após uma semana pode realizá-los duas ou três vezes por dia. Você também pode progredir para exercícios mais desafiadores ou com mais resistência. Em qualquer tentativa de retorno a atividades normais, um suporte ou faixa deve ser colocado por um profissional médico esportivo. Se a lesão foi relacionada a esportes, um ajuste no movimento de arremesso deve ser feito para evitar novas lesões.

Dicas & Advertências

  • Se os exercícios machucarem o cotovelo de novo ou houver o retorno de outros sintomas, pare imediatamente e comece o ciclo de descanso, gelo, compressão e elevação por pelo menos 72 horas.
  • A continuação e o progresso dos exercícios depende de não aumentarem dor, inchaço ou outros sintomas.
  • A recuperação completa dessa lesão pode levar de quatro a seis meses.
  • Se você suspeita que lesionou seu ligamento colateral ulnar, procure um médico. Pode haver outras lesões ou complicações relacionadas que podem tornar seu tratamento e lesão únicos. Em alguns casos, a lesão pode ser tão severa que um tratamento conservador pode ter pouco ou nenhum resultado. Quando o tratamento tradicional falhar, a cirurgia pode ser a única opção.

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