Como tratar ligamentos rompidos e lesões nos joelhos

Escrito por rebecca boardman | Traduzido por márcia burke
Como tratar ligamentos rompidos e lesões nos  joelhos

Um ligamento rompido no joelho pode causar muita dor

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O joelho é a maior e uma das mais complexas articulações do corpo. A forma como ele é construído e as tensões que sofre o tornam propenso a lesões. Uma das mais comuns é um ligamento rompido. Esta é uma lesão dolorosa e pode levar à cirurgia. Aqui estão alguns tratamentos para a ruptura de ligamentos no joelho.

Outras pessoas estão lendo

Método R.I.C.E. (do inglês, Descanso, Gelo, Compressão e Elevação)

A primeira coisa que você deve fazer se você suspeitar de um ligamento rompido ou qualquer outra lesão no joelho é tirar o peso da perna. Depois de descansar, aplique gelo por pelo menos 20 minutos, descansando 10 minutos entre uma aplicação e outra, por várias horas. Coloque uma compressa ao redor do joelho, tal como uma atadura, para auxiliar o inchaço a diminuir. Eleve a perna acima do nível da cintura. Procure ajuda médica imediatamente.

Aparelhos e opções sem cirurgia

No caso de um rompimento no ligamento, a gravidade só pode ser determinada com imagens de ressonância magnética e raios-X no consultório do seu médico ortopedista. Tornozeleiras, descanso e imobilização podem ser usados para ver se o ligamento se cura. Se isso não acontecer, então deve ser feita fisioterapia para fortalecer os ligamentos e os músculos ao redor do joelho, para ajudar a distribuir o peso e estresse normalmente assumido por essa área. É comum que ligamentos do joelho sofram nova lesão. Por isso, é importante seguir a orientação do médico cuidadosamente.

Cirurgia

A maioria dos ligamentos rompidos no joelho terão de ser reparados através de cirurgia. Ela é comumente feita por artroscopia e normalmente em ambulatório. O médico fará três pequenas incisões e usará ferramentas através delas para atingir a articulação do joelho, reparar e corrigir quaisquer lesões nos ligamentos que encontrar. Após as incisões serem suturadas, o paciente vai para casa para se recuperar e começar a fisioterapia. A fisioterapia é essencial, pois o ligamento deve se reabilitar completamente para evitar novas lesões.

Reabilitação

A fisioterapia é sem dúvida a parte mais crítica de qualquer lesão no joelho ou recuperação da cirurgia. Um fisioterapeuta qualificado pode trazer seu joelho de volta a sua plena forma, e, com determinação e força de vontade, você pode muito bem acabar melhor do que era antes de sua lesão. A fisioterapia começa poucas horas depois de acordar da cirurgia e inicia-se com reabilitação do músculo quadríceps, que é o primeiro a desligar quando ocorre uma lesão no joelho. Uma série de exercícios de movimento assegurarão que o joelho permaneça flexível e, mais tarde, o exercício de resistência fortalecerão o joelho para ajudar a prevenir outra lesão. Certifique-se de que você tenha uma prescrição do seu médico para fisioterapia e siga fielmente.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media