Como tratar o mau hálito em um filhote de cão

Escrito por pilar ethridge | Traduzido por isadora carvalho
Como tratar o mau hálito em um filhote de cão
Existem diversos métodos para melhorar o hálito de um cão (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não importa quão bonito um filhote de cão possa ser, ele também pode apresentar mau hálito. Diferentemente dos humanos, um filhote não suspeita que precisa escovar os dentes, portanto é papel do dono monitorar e tratar o hálito do filhote. Apesar de ser mais fácil ignorar o cheiro ou se acostumar a ele, é uma boa ideia tratá-lo. O mau hálito pode indicar uma má higiene bucal, que pode acarretar em outros problemas de saúde.

Instruções

  1. 1

    Pegue a escova de dentes e um creme dental que são feitos especialmente para cães. Não utilize a mesma pasta de dentes que você usa para escovar os dentes. Uma pasta de dentes especialmente desenvolvida que possui ingredientes que são seguros para o sistema digestório do animal caso forem ingeridos.

  2. 2

    Escove os dentes do filhote uma vez ao dia, sempre no mesmo horário. Inicialmente o animal irá resistir, mas se tornar disso um hábito e elogiar quando o filhote ficar sentado, eventualmente, ele irá se acostumar com o procedimento.

  3. 3

    Termine a higienização borrifando um antisséptico bucal desenvolvido especialmente para cães. Algumas pastas de dentes possuem um aroma de carne que agrada esses animais, porém pode-se utilizar antissépticos com aromas similares aos utilizados em humanos. A maneira mais fácil de aplicar o antisséptico é utilizando um pequeno borrifador.

  4. 4

    Recompense o filhote com alguns petiscos secos durante o dia. Esses tipos de alimentos são desenvolvidos para prevenir a formação de placa bacteriana que pode causar o mau hálito.

  5. 5

    Mantenha um brinquedo de corda trançada próximo a área de brincar preferida. O material do brinquedo simula uma escova de dentes, ajudando a retirar quaisquer resquícios de comida e de placa bacteriana dos dentes e da boca. Para limpar a placa do brinquedo e evitar uma infecção bacteriana, faça uma limpeza semanal no mesmo.

O que você precisa?

  • Escova de dentes para cães
  • Creme dental para cães
  • Desinfetante bucal para cães
  • Petiscos secos
  • Brinquedo de corda trançada

Lista completaMinimizar