Mais
×

Como tratar mordida de mutuca

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Saber como tratar a mordida da tabanidae, popularmente conhecida por mutuca, pode reduzir muito a dor e, o mais importante, reduzir a infecção. Diferente de outras mordidas de insetos, que levam de dois a três dias para sarar, a mordida de mutuca pode levar um bom tempo para melhorar. Em vez de perfurar a pele, esse inseto realmente morde e corta a pele, lambendo o sangue, o que pode doer mais que uma picada de abelha, além de ser mais propenso a infeccionar. Saiba os detalhes de como tratar a mordida desse inseto para cuidar com habilidade de si mesmo e da sua família.

Instruções

Aplicar uma mistura de água quente com bicarbonato de sódio pode ajudar a reduzir a irritação causada pela mordida (Getty Images)
  1. Erupções de vergões (áreas inflamadas cheias de fluidos), tontura, fraqueza, respiração ofegante, coceira e inchaços de cor rosa pálido ou vermelho ao redor dos olhos e lábios estão entre os sintomas das mordidas de mutuca. O local afetado muito provavelmente ficará coçando. Infelizmente, esses sintomas podem ocorrer mesmo que você saiba tratar a mordida. Contudo, o tratamento pode prevenir infecções com sintomas muito piores, até mortais.

  2. Outros sintomas, como bolhas, glândulas inchadas, respiração ofegante prolongada, febre alta, sintomas parecidos com os da gripe ou erupções graves dois dias após a mordida podem significar uma reação alérgica, que necessita de cuidados médicos imediatos. É melhor prevenir do que remediar! Se você está lendo isso após ser picado e seu ferimento dói cada vez mais, está formando pus ou está vermelho e quente, provavelmente está infectado e você precisa consultar um profissional de saúde para evitar septicemia.

  3. Limpe a ferida assim que perceber que foi picado para prevenir infecções. Isso pode ser feito com sabonete e água.

  4. Muitas pessoas recomendam aplicar acetato de hidrocortezina ou benadryl em creme na mordida para reduzir os sintomas, além de tomar anti-histamínico ou clorfeniramina (maleato de clorfenamina). Outros preferem usar remédios caseiros, como embeber um guardanapo com sal e água fervente e aplicá-lo na mordida o máximo de tempo possível, além de extrato de babosa, vinagre para reduzir a dor e gelo ou compressa gelada para aliviar a coceira.

  5. Uma vez realizado o tratamento de sua escolha, faça curativos para cobrir a mordida, deixando-a limpa. Parabéns, você sobreviveu a sua primeira mordida de mutuca!

Dicas

  • As mutucas são mais ativas em climas quentes e úmidos. Se você planeja ir a uma área em que esses insetos estejam presentes, cubra-se e tome suplementos à base de alho para prevenir ser mordido.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article