on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como tratar o nervo ciático

Atualizado em 19 julho, 2017

A dor no nervo ciático é uma condição muito incômoda mas não é fatal. Ela é aguda e é acompanhada de dormência na região lombar, que irradia para as nádegas e pernas, muitas vezes afetando a área do joelho. Ao caminhar e colocar pressão sobre uma ou ambas as pernas, a dor pode ser muito intensa. A maioria dos casos de dor no nervo ciático é causada pela compressão do nervo na porção inferior da coluna. Ela pode ser tratada de forma simples, como soluções caseiras ou cirurgia, sendo esta a última opção, reservada apenas para casos graves.

Instruções

Ao dar um passo e colocar pressão sobre uma ou ambas as pernas, a dor pode ser muito intensa (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Relaxar e descansar é importante quando o nervo ciático inflama, pois você não deve repetir os movimentos que causaram o início da dor. Ao continuar a se mover, ou fazer as mesmas coisas que causaram o incômodo, você poderia estar causando mais danos ao disco vertebral.

    Loading...
  2. Tome ibuprofeno de quatro a seis horas. Isso vai ajudar a reduzir a inflamação, o que muitas vezes acompanha a dor ciática e, além disso, ele ajudará a diminuir a dor. (veja "Referência 1")

  3. Trate a região lombar com calor e frio alternados. Comece com uma compressa quente com aquecimento médio e aplique na parte inferior das costas por cerca de 20 minutos, depois aplique uma compressa fria na mesma área, remova e reaplique a compressa fria em intervalos de cinco minutos, para evitar o congelamento da pele. Mantenha a aplicação da compressa fria dessa forma por cerca de 20 minutos. Você pode alternar a aplicação dessas duas compressas várias vezes ao longo do dia. O calor vai relaxar os músculos, enquanto o frio vai ajudar com o inchaço. (Veja "Referência 2")

  4. Faça alongamentos simples, como ficar em linha reta, em seguida, dobre e toque os dedos dos pés, ou o mais próximo a seus pés que você puder. Se a dor se intensificar, pare. Outro exercício é ficar sentado no chão com as pernas esticadas e tocar os dedos dos pés ou o mais próximo a seus pés que você puder. O alongamento pode aliviar a pressão sobre o nervo ciático. (Veja "Referência 3")

  5. Acompanhe de seis a 12 semanas para ver uma melhora. Se a dor e o desconforto continuarem, a alternativa será a cirurgia. Este procedimento é a última opção, sendo a única quando as medidas mais simples falharem. (Veja "Referência 3")

    O procedimento cirúrgico neste caso é a microdiscectomia lombar, no qual a protuberância ou hérnia que está pressionando as fibras nervosas é removida. A cirurgia em si não é uma cirurgia invasiva e é realizada com a utilização de um microscópio. (Veja "Recurso 1")

Loading...

Dicas

  • Prevenir o retorno da dor ciática é importante, pois, uma vez que você tenha sentido, é muito provável que ela volte a ocorrer, se você se curvar, girar e levantar objetos pesados. A maioria dos casos podem ser eficazmente tratados de forma simples em casa.

Aviso

  • Use o bom senso ao tratar dor ciática em casa, se você não vê nenhuma melhora, ou se a dor é insuportável ou se intensifica, consulte o seu médico imediatamente para verificar se há um caso mais grave no nervo ciático.

O que você precisa

  • Ibuprofeno
  • Compressa quente
  • Compressa fria

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...