Mais
×

Como tratar ossos quebrados de gatos em casa

Atualizada November 21, 2016

Gatos podem ter nove vidas, mas algumas das suas aventuras os deixam bem desgastados. A queda de uma árvore ou um encontro com um carro pode deixar o gatinho com ossos quebrados, uma lesão que pode se tornar um risco de vida se não for tratada. O ossos precisam ser ajustados por um profissional, mas será necessário confortar, acalmar e prender seu gato antes de sujeitá-lo a uma jornada ao veterinário.

Em caso de trauma, verifique se o animal sofreu um choque, que pode se desenvolver rapidamente e ser fatal. Respiração ou batimentos cardíacos rápidos e gengivas muito pálidas podem indicar o choque, a condição onde os órgãos vitais não estão recebendo sangue oxigenado o bastante. Envolva-o imediatamente e prenda-o e leve ao veterinário para que ele tenha um tratamento adequado. Se o choque não for uma questão iminente, proceda da seguinte forma:

Instruções

Gato siamês: Após um acidente, um gato pode não exibir sinais de ossos quebrados (Lanmccor: Wikipedia Commons)
  1. Observe o gato cuidadosamente para ver se ele está mancando, segurando um membro em ângulo estranho ou reclamando. Gatos possuem uma alta tolerância à dor, então examine-o cuidadosamente para o caso de pele descolorida, sons de estalos ao andar ou incapacidade de ficar em pé se sua parte posterior for pressionada. Esses sintomas podem indicar uma fratura.

  2. Acalme o gato o quanto for possível. Levante-o e mova-o lenta e gentilmente, suportando todo o comprimento do corpo, a fim de manter os membros imóveis.

  3. Limpe quaisquer feridas visíveis. Após enxaguar as áreas afetadas com água quente, cubra com curativos esterilizados. Mesmo um lenço sanitário serve.

  4. Envolva bem o gato, mas não o aperte demais, em uma toalha limpa ou cobertor, com o membro lesionado perto do corpo.

  5. Coloque o gato gentilmente em uma caixa de transporte bem acolchoada para que ele não tente se mover no caminho até o veterinário.

Dicas

  • Evite que o gato morda ou lamba a área lesionada após o tratamento. Se necessário, coloque uma coleira elizabethana para que ele não alcance a ferida.
  • Algumas fraturas são evitáveis. Suplementos de vitaminas e minerais irão minimizar a vulnerabilidade do seu gato à deficiência de cálcio e doenças ósseas.

Avisos

  • Não tente fazer talas nos ossos quebrados sozinho. Isso pode piorar a lesão e causar infecções.

Coisas Necessárias

  • Água quente
  • Pano limpo
  • Curativo esterilizado
  • Cobertor ou toalha
  • Caixa de transporte de animais
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article