×
Loading ...

Como tratar uma otite fúngica em um gato

Atualizado em 03 agosto, 2018

Se você acredita que seu gato está sofrendo de uma infecção no ouvido, o culpado pode ser um fungo. É preciso observar se o animal apresenta sintomas desse problema, tais como tentar coçar as orelhas ou balançar a cabeça constantemente. As secreções e os maus odores provenientes do canal auditivo também são sinais de uma infecção no ouvido. Para se livrar dos fungos, seu gato precisa ser tratado.

Instruções

Como tratar uma otite fúngica em um gato (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Consulte um veterinário para obter uma receita de um produto para limpeza de ouvidos. Muitos deles são eficazes para combater os fungos e não provocam efeitos colaterais nocivos.

    Loading...
  2. Massageie a base da orelha de seu gato. O uso de um par de luvas de plástico é recomendado. Continue massageando por cerca de meio minuto.

  3. Use uma bola de algodão para limpar quaisquer secreções que possam escorrer após a massagem nas orelhas. A secreção deve ser limpa antes da aplicação do medicamento para que ele possa atingir o fungo.

  4. Aplique o medicamento para limpeza de ouvidos conforme as instruções do fabricante. Basta apenas administrar o suficiente para alcançar a infecção fúngica, e um pouco mais caso o gato sacuda a cabeça após a aplicação.

  5. Repita o processo com a outra orelha se o gato tiver uma infecção fúngica em ambas. Siga as instruções do veterinário quanto ao número de aplicações por dia e ao período do tratamento. É provável que seja preciso administrar uma ou duas vezes por dia durante cerca de sete a 14 dias.

  6. Acaricie o gato e demonstre seu afeto para acalmar o animal e tornar a experiência menos traumática.

Loading...

Dicas

  • Limpe os ouvidos do gato regularmente para reduzir a frequência das infecções no ouvido.

Aviso

  • Não use dois medicamentos antifúngicos diferentes para tratar a infecção.
  • Inicie o tratamento o mais cedo possível, pois a infecção fúngica pode se espalhar pelo canal auditivo se não for tratada. Isso pode causar ainda mais problemas para o gato.

O que você precisa

  • Bola de algodão
  • Medicamento para limpeza de ouvidos

Referências

Loading ...
Loading ...