Mais
×

Como tratar um peixe oscar com a doença do buraco na cabeça

Atualizado em 24 março, 2017

A doença "buraco na cabeça" ou "erosão da cabeça e linha lateral" em peixes é causada por quatro condições. Esses fatores incluem a má qualidade da água, dieta incorreta, infecções por hemiataxia e o uso de carvão vegetal empoeirado. Esta doença tem como alvo os órgãos sensoriais em torno da região da linha de face, cabeça e lateral, causando perda de tecidos e buracos profundos na pele do peixe afetado. O buraco na cabeça comumente afeta peixes da família dos ciclídeos, mais notadamente oscars e discus. Os procedimentos e tratamentos descritos aqui são para um aquário de 200 litros.

Instruções

O oscar é um peixe pertencente à família dos ciclídeos, suscetível à doença do buraco na cabeça (Red Tiger Oscar image by Mike Price from Fotolia.com)
  1. Encha um balde de 35 litros com água da torneira. Adicione 5 colheres de chá de Tetra AquaSafe na água. Este produto remove o cloro da água, que prejudica as guelras do peixe.

  2. Use um tubo de plástico transparente para drenar 35 litros de água do aquário para o segundo balde de 35 litros. Descarte essa água.

  3. Substitua a água velha por uma fresca. Isto é feito para diluir qualquer tipo de poluição grave de água, sem estressar o peixe, fazendo uma mudança completa da água.

  4. Repita a troca de água de 35 litros pela água livre de cloro mais duas vezes. Realize uma mudança de água por dia.

  5. Descongele um camarão congelado. Coloque uma unidade de vitamina líquida em uma seringa de insulina e injete na carne do camarão. Corte o camarão em pedaços pequenos e alimente o peixe doente. Esta dieta melhorada e enriquecida com vitaminas vai ajudar o peixe para combater a infecção pela hexamita.

  6. Retire os filtros do aquário e coloque no terceiro balde de 35 litros. Remova o material do filtro e descarte o carvão vegetal. Use uma escova de dentes para limpar os detritos de dentro do filtro e lave-o com água corrente. Substitua o filtro de lã antigo por um novo. Não substitua o carvão, já que o pó deste material filtrante pode agravar o buraco na cabeça. O carvão também irá remover qualquer medicamento da água, o que você não quer neste momento.

  7. Adicione 25 comprimidos Octozin para um recipiente de 500 ml de água do aquário. Misture bem e despeje no aquário. Este é um medicamento para tratar o hexamita, que é um parasita protozoário. Repita o tratamento durante três dias consecutivos. Adicione a medicação depois de fazer a mudança de água.

  8. Desligue as luzes do aquário e perturbe os peixes o mínimo possível.

  9. No oitavo dia depois de começar o tratamento, faça uma mudança de água de 50 por cento. Utilize água que foi tratada com removedor de cloro.

O que você precisa

  • Três baldes de 35 litros
  • Recipiente de 600 ml
  • Tubo de plástico transparente de 2 cm x 90 cm
  • 290 ml de Tetra AquaSafe
  • Punhado de lã filtrante
  • Camarões congelados
  • Vitamina líquida para uso em aquários
  • Seringa de insulina
  • Faca afiada
  • Frasco de 80 comprimidos de Octozin da Waterlife
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article