O que fazer para tratar a queimadura causada pelo Retin-A?

Escrito por lori lapierre | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A Retin-A é uma pomada tópica que contém vitamina A sintética e é usada no tratamento de acne e de rugas. Ela penetra profundamente atingindo a camada inferior da pele, chamada de derme, causando a descamação da camada superior. Esse mecanismo de ação remove efetivamente a oleosidade que pode causar a acne e diminui os sinais de envelhecimento, minimizando as rugas. Os efeitos colaterais causados pela Retin-A podem incluir sensibilidade da pele, descamação, aumento da acne e uma sensação e aparência de queimação na pele. Como ela age provocando uma queimadura de primeiro grau, semelhante à causada pela exposição ao sol, existem maneiras de acalmar a queimação no local da aplicação e de aliviar o desconforto que esse sintoma provoca.

Outras pessoas estão lendo

Frequência de uso

Os efeitos colaterais da Retin-A podem variar desde de descamação da pele, sensação de ardor ou de calor no local da aplicação, vermelhidão e queimação à inchaço grave, aperto no peito ou até mesmo dificuldade de respirar. No entanto, a maioria das reações é leve e consistirão apenas de descamação, pele irritada que parece ou dá a sensação de queimada.

Normalmente, demora de três a seis semanas para um paciente notar os resultados da Retin-A. Mas antes que isso aconteça, o problema que afeta a pele, como a acne, geralmente piora. Na fase inicial do tratamento, é preciso manter o uso da Retin-A até que a pele se habitue com as propriedades medicinais da pomada. Porém, se o desconforto for grande, discuta os sintomas com o médico e pergunte se é possível reduzir a frequência de aplicação. Se a posologia inicial for duas vezes por dia, por exemplo, ele poderá concordar que uma aplicação por dia é suficiente para tratar a acne diminuindo, assim, a sensação de queimação que a pomada causa.

Calmantes naturais para a dor

Trate a queimadura da mesma forma que faria para uma queimadura de sol, mas evite usar produtos oleosos. As substâncias gordurosas, como a manteiga ou a vaselina, criam uma camada de pele, impedem a saída do calor e ainda podem retardar a cicatrização.

O efeito de nenhum analgésico é permanente e talvez seja necessário utilizar um tratamento mais de uma vez. Alguns remédios homeopáticos para queimadura incluem: lavar o local com chá frio, aplicar uma pasta de maisena e água por 20 minutos, embeber um pano em água gelada e colocá-lo diretamente sobre a pele queimada, espirrar uma solução de bicarbonato de sódio dissolvido em água fria sobre a região afetada e deixar secar, colocar fatias de pepino refrigerado sobre a área, aplicar vinagre com uma bola de algodão, esfregar iogurte sobre a queimadura e enxaguar quando ficar quente e colocar sobre a pele queimada um saco congelado de ervilhas envolvido em um pano.

Medicamentos para aliviar a dor

Se a dor estiver causando muito desconforto, um anti-inflamatório, como o ibuprofeno, pode ser usado para aliviar esse sintoma. No entanto, é importante seguir as instruções de posologia para evitar a superdosagem. Além disso, é possível usar uma loção ou creme diretamente sobre a pele para aliviar a queimadura. Lembre-se de evitar produtos gordurosos — isto é muito importante, principalmente, se estiver usando o Retin-A para a acne. Procure um produto à base de aloe vera ou um hidratante à base de água, como o Eucerin, que demonstrou clinicamente que reduz a irritação da pele causada pelo uso do Retin-A.

Trate a sua pele com cuidado

Como para qualquer queimadura, evite usar sabonetes ou produtos de limpeza ásperos e não esfregue a área afetada. Ao mesmo tempo em que pode piorar a acne, também pode irritar a pele ainda mais e interferir no processo de cicatrização adequado. Em vez disso, lave-a com delicadeza e seque com uma toalha macia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível