Mais
×

Como tratar queimaduras por abrasão causadas em acidentes de moto

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você anda de moto sabe que não precisa passar por uma grande batida para entender a dor envolvida com uma queda na estrada. Independentemente de quão bom um motorista ou quão cuidadoso você seja, sempre há um possível risco ou perigo à espera. Cair no asfalto quando a sua moto ainda está em movimento pode resultar em queimaduras de abrasão, ou de asfalto, que atingem a camada superior da pele. Feridas mais profundas, nas quais o tecido ou camadas de gordura sejam visíveis, requerem atenção médica imediata.

Instruções

Quando sua pele entra em contato com o chão em altas velocidades, pode resultar em queimaduras (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Vá até uma área onde possa estacionar sua moto em uma parte nivelada do solo em que carros não possam atingi-lo. Uma área protegida seria melhor.

  2. Retire as peças de vestuário que cubram a pele afetada. Faça isso bem lentamente para não arrancar mais pele que possa ter se incorporado com o tecido.

  3. Despeje água sobre todas as áreas com pedaços de tecido presos a elas. Isso fará com que o processo de remoção seja menos doloroso.

  4. Lave imediatamente a área com água e sabão e coloque uma generosa quantidade de peróxido de hidrogênio sobre os locais que pareçam estar friccionados.

  5. Cubra toda a área com pomada antibiótica, como bacitracina, Neosporin ou qualquer pomada tópica que deva estar no seu kit de primeiros socorros. Use gaze para cobrir a ferida.

  6. Avalie a ferida. Se ainda estiver sangrando, você pode precisar de pontos. Seria prudente chamar uma ambulância caso a ferida continue sangrando depois de 15 minutos se for localizada em algum membro, ou cinco minutos se a ferida for na cabeça e caso sinta uma dor irracional. Peça por ajuda emergencial se não tiver certeza.

Dicas

  • Reabasteça o seu kit de primeiros socorros depois de usar qualquer ingrediente. Verifique a data de validade em todos os itens do kit mensalmente.

Aviso

  • Use sempre um capacete, roupas bem acolchoadas, como jaquetas de couro, e tenha sempre um telefone celular totalmente carregado e um kit completo de primeiros socorros, especialmente quando andar de moto sozinho.
  • Caso bata a cabeça ou sentir dores descendo pelo braço, chame uma ambulância imediatamente.

O que você precisa

  • Água
  • Sabão
  • Peróxido de hidrogênio
  • Pomada antibiótica
  • Kit de primeiros socorros
  • Celular com bateria cheia
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article