Mais
×

Como tratar queimaduras químicas de concreto

Atualizado em 21 novembro, 2016

Embora a coisa mais arriscada sobre o concreto possa parecer cair e se ralar nele, o concreto líquido pode, na verdade, ser perigoso de se trabalhar. A natureza alcalina do concreto líquido é conhecida por causar queimaduras químicas na pele. Isto também ocorre com outras misturas de cimento, como reboco e argamassa. Elas costumam conter cimento Portland, que é cáustico. Conhecer o tratamento adequado para uma queimadura de concreto irá ajudá-lo a prevenir mais dano do que o necessário.

Instruções

O concreto pode causar queimaduras graves em sua pele (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Remova todas as roupas, incluindo meias, calças, camisetas, luvas ou sapatos que estejam com concreto líquido sobre elas.

  2. Lave a pele que foi exposta a concreto líquido em água corrente morna. Você deve enxaguar por no mínimo 20 minutos, mesmo se você não vir nenhum concreto restando. Isto ajudará a remover o resíduo que este material pode deixar para trás.

  3. Enxague a sua pele com um limpador de pH neutro. Ele pode ser um limpador comercial, vinagre branco destilado ou até mesmo um suco cítrico. Como o concreto é alcalino, as propriedades ácidas do vinagre e do suco ajudarão a neutralizar os efeitos do concreto.

  4. Aplique aloe vera na pele para aliviar a queimadura. Depois, enfaixe a queimadura sem apertar com uma bandagem estéril para manter detritos e bactérias afastados. Porém, evite loções e lanolinas. Esses produtos mantêm resíduos de cimento próximos à pele. Contate um profissional médico para descobrir se é necessário um tratamento adicional.

  5. Contate um médico se a pele vermelha e irritada ficar inchada ou formar bolhas. Às vezes, as queimaduras de concreto parecem pequenas, como uma erupção vermelha no começo, mas vários dias depois elas se tornam queimaduras mais graves.

Dicas

  • Ajude a prevenir queimaduras usando roupas protetoras. Use mangas longas e calças e coloque as suas extremidades dentro de suas luvas ou meias. Também use equipamentos de proteção para os olhos para prevenir danos.
  • Quando estiver manuseando roupas e luvas que possuem concreto nelas, use luvas limpas ou pegue-as por dentro para evitar contato com o concreto.
  • Quando for remover as luvas, primeiro enxágue a parte de fora das luvas com água corrente. Depois coloque suas mãos para baixo para prevenir que a água escorra pelos seus braços. Use sua mão esquerda para remover os dedos das luvas em sua mão direita. Use sua mão direita para remover completamente a luva esquerda. Sacuda a mão direita para remover a luva.
  • Quando o concreto entrar em contato com os seus olhos, enxague-os por 20 minutos e depois contate um oftalmologista para fazer tratamentos adicionais.

O que você precisa

  • Água
  • Limpador de pH neutro
  • Vinagre branco destilado
  • Suco cítrico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article