Saúde

Como tratar uma reação alérgica a protetores solares

Escrito por sierra rose | Traduzido por elisa lacerda de freitas
Como tratar uma reação alérgica a protetores solares

O protetor solar pode causar reações alérgicas em algumas pessoas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os dermatologistas concordam que usar protetor solar é necessário para evitar câncer de pele. Mas se sua pele é sensível, você pode ter uma reação alérgica ao protetor solar - seja dermatite de contato (o termo médico para a irritação da pele) ou erupções cutâneas causadas por alergia a componentes químicos. Os protetores solares que contém PABA (ácido para-aminobenzóico) têm feito um pequeno grupo de pessoas mais sensíveis ao sol, aumentando as queimaduras de sol. Se você for vítima de uma reação alérgica ao protetor solar, trate-a como descrito a seguir.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Sabonete neutro para o rosto
  • Creme de hidrocortisona 1%
  • Medicação para acne

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como tratar a dermatite de contato causada pelo protetor solar

  1. 1

    Se você suspeitar que o protetor solar causou uma reação alérgica, remova-o com água e sabão neutro (de preferência, com um produto específico para pele sensível). Seque a pele suavemente com uma toalha limpa; a fricção só vai causar ainda mais irritação.

  2. 2

    Aplique na a pele irritada o creme de hidrocortisona 1% (disponível na maioria das farmácias) com moderação. Siga as instruções do produto, pois alguns cremes (normalmente aqueles com altas concentrações) podem ser perigosos em doses elevadas ou quando aplicados em determinadas áreas.

  3. 3

    Se nada parecer funcionar ou você tiver cada vez mais reações alérgicas, marque uma consulta com um dermatologista. Leve todos os produtos que podem ter causado a alergia. O médico poderá diagnosticar corretamente a causa da dermatite e prescrever o tratamento adequado.

    Como tratar erupções cutâneas causadas pelo protetor solar

  1. 1

    Remova o protetor solar, lavando o local com um sabonete neutro para acne. Seque a pele delicadamente com uma toalha limpa.

  2. 2

    Aplique nas áreas afetadas uma medicação para acne contendo ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, que pode ser comprada sem prescrição. Como alternativa, você pode usar os dois tipos de medicamento, revezando entre o ácido salicílico na parte da manhã e o peróxido de benzoíla, que tende a ressecar a pele, à noite.

  3. 3

    Se as erupções piorarem, consulte um dermatologista. Leve o protetor solar do qual você suspeita ser responsável pela alergia. O dermatologista será capaz de identificar se ela é causada pelo protetor solar ou outro fator.

Dicas & Advertências

  • Se sua pele tende a apresentar reações alérgicas a filtros solares, tente uma fórmula sem fragrância feita para peles sensíveis ou opte por fórmulas que contenham agentes bloqueadores físicos, como titânio ou zinco, que ficam em sua pele ao invés de serem absorvidos por ela.
  • Pessoas propensas a acne-devem usar protetores solares rotulados como não-comedogênico e sem óleos ("oil-free").
  • Teste os protetores solares novos, esfregando uma pequena quantidade em uma área como a do antebraço. Se não houver nenhuma reação alérgica até o dia seguinte, você pode usá-lo sem problemas. Se houver, leve o protetor solar para seu dermatologista para que ele possa identificar o componente causador da alergia.
  • Bebês com menos de 6 meses de idade podem ter peles muito sensíveis para o protetor solar. Mantenha-os na sombra ou fora do sol e não deixe a pele deles exposta. Se você desejar aplicar um protetor solar, consulte primeiro o pediatra de seu bebê.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media